Em favor das farmácias de manipulação


17/05/2005 19:56

Compartilhar:

Edgar Balti, Sérgio Godoy, Rodrigo Garcia, Vinicius Camarinha e Roberto Monteiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/camarinhafar1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Reuniram-se nesta terça-feira, 17/5, na Assembléia Legislativa, o presidente da Casa, Rodrigo Garcia (PFL), o deputado Vinicius Camarinha (PSB) e representantes da Associação Nacional de Farmácias de Manipulação (Anfarmag), do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, entre outros. O objetivo do encontro foi pedir apoio aos parlamentares no sentido de impedir que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantenha no texto da Consulta Pública 31, que pretende fazer junto à população, cláusulas que, se implantadas, impedirão o funcionamento das farmácias de manipulação.

Segundo Hugo Guedes de Souza, presidente da Anfarmag, "somos a favor da regulamentação técnica dos procedimentos do setor - aliás, já existe uma regulamentação e somos favoráveis ao aperfeiçoamento da lei existente. Não podemos, contudo, concordar com o cerceamento do exercício de nossa profissão. Com a implantação das medidas apresentadas, as farmácias de manipulação correm o risco de serem extintas. Propomos a total revogação dessas medidas e a discussão de proposições alternativas. Queremos normatização, e não proibição."

Vinicius Camarinha, que recebeu a comissão e a encaminhou ao presidente da Casa, propôs que as associações dos farmacêuticos de manipulação se dirijam à Comissão de Saúde da Assembléia para que esta discuta o problema, solicite uma Comissão de Representação para acompanhar os trabalhos da Anvisa e tente mobilizar os parlamentares e autoridades ligadas ao setor para que a agência revogue sua decisão. Com o total apoio do presidente da Assembléia, Camarinha se dispôs a reunir forças para lutar contra o fim das farmácias de manipulação.

alesp