Cenep em Santos pode ser modelo para portos brasileiros, diz deputado


03/10/2007 11:25

Compartilhar:

I Seminário do Centro de Excelência Portuária em Santos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BRUNO COVAS CENEP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cercado de uma expectativa bastante positiva voltada para o porto de Santos, o I Seminário do Centro de Excelência Portuária (Cenep) reuniu autoridades da Baixada Santista, dia 28/9, na sede da Associação Comercial de Santos. Criado com base na Lei de Modernização dos Portos, a 8.630/93, o Cenep é um projeto concebido por uma parceria entre a Codesp, Prefeitura, universidades, Senai e o Centro Paula Souza.

Presente ao evento, o deputado Bruno Covas (PSDB) reiterou seu apoio e trabalho não apenas pelo Centro Paula Souza, mas também para garantir investimentos para as melhorias do porto de Santos, especialmente os que se destinam aos acessos rodoviários. Com este compromisso, Bruno Covas reafirma o seu papel como parlamentar: intermediar e facilitar as relações entre o porto, o município e o Estado.

Por meio de cursos técnicos, universitários, de treinamento operacional e geração de tecnologia e pesquisa científica, o Centro de Excelência Portuária possibilitará a capacitação dos trabalhadores para desempenho de cargos e o exercício de funções e ocupações peculiares às operações portuárias e atividades correlatas. Ainda na proposta de atuação do Cenep, a instituição buscará o desenvolvimento tecnológico do Porto de Santos.

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, afirmou que acredita que a iniciativa santista terá reflexo em outros portos, e conta com a participação do deputado Bruno e da Assembléia Legislativa e do Estado para que a experiência no município se fortaleça. A vocação portuária da cidade foi ratificada pelo vereador De Rosis, lembrando que ao longo da história o município tem cumprido seu papel com o porto e o trabalhador.

Além de Papa, estiveram presentes o presidente do Conselho da Autoridade Portuária (CAP), Celso Damião Quintanilha; o presidente da Codesp, José di Bella Filho; o presidente da Associação Comercial de Santos, José Moreira da Silva; o presidente da Câmara dos Vereadores de Santos, vereador Marcus de Rosis, além de Rodnei Oliveira Silva, como representante do Sindicato dos Estivadores.

Na avaliação do presidente da Associação Comercial de Santos, José Moreira da Silva, a realização do seminário marcou um dia histórico para o porto de Santos, "colocando-o em uma nova fase no que diz respeito à capacitação e desenvolvimento tecnológico da atividade portuária". Celso Quintanilha, presidente do CAP, partilha do pensamento do prefeito Papa: Santos será espelho e modelo para os portos do Brasil. Para o presidente da Codesp, Di Bella Filho, o Cenep é o caminho para "qualificar e melhorar a renda e a qualidade de vida". Finalizando, Carlos Lasselva, que representou o secretário nacional dos Portos, Pedro Brito, enfatizou que "Santos tem que ser modelo; mudança se faz com educação".

bcovas@al.sp.gov.br

alesp