Mutirão em Santos


31/03/2009 16:09

Compartilhar:

Deputada visita mutirão, acompanhada pelo presidente da ONG Ambienta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/PRANDIMUTIRAOCORTICOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Associação de Cortiços do Centro (ACC), em Santos, está construindo, em parceria com a ONG Ambienta, 181 moradias em dois terrenos no centro histórico, cedidos pelo Serviço de Patrimônio da União. As obras, realizadas em mutirão pelos futuros moradores, foram visitadas pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT) no sábado, 28/3.

"É gratificante observar o trabalho dessas pessoas, especialmente para quem acredita na organização popular como instrumento de transformação social", enfatiza a deputada Prandi, que estava acompanhada dos presidentes da ACC, Samara Faustino, e da Ambiente, Rafael Ambrósio.

O projeto está dividido em duas áreas: na rua dos Estivadores, com 113 unidades, e na rua General Câmara, com 68. Os recursos para a obra totalizam R$ 3,4 milhões e foram obtidos por meio do programa Crédito Solidário, da Secretaria Nacional de Habitação, ligada ao Ministério das Cidades. Os futuros moradores terão 20 anos para efetuar o pagamento, em parcelas fixas de R$ 115.

Os conjuntos disporão de gás canalizado, sistema de reutilização da água da chuva e salão de festas. "É um projeto belíssimo, que cuida das pessoas e do meio ambiente," destaca Prandi.

Outra característica especial da obra é participação efetiva das mulheres. As futuras moradoras fizeram cursos de qualificação viabilizados pela empresa fornecedora do ferro.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp