Recuperação ambiental dos assentamentos


19/10/2009 16:10

Compartilhar:

Bragato (à esq.) no encontro de recuperação ambiental <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/BRAGATOAMBIENTAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Mauro Bragato (PSDB) participou, no dia 16/10, em Presidente Prudente, do seminário de avaliação do projeto de recuperação e conservação ambiental, através do desenvolvimento agroflorestal em comunidades e assentamentos no Vale do Ribeira e Pontal do Paranapanema (PDA).

O PDA, que visa criar alternativas de produção e renda para as famílias assentadas nas duas regiões do Estado, começou em 2006 por iniciativa do Programa da Terra - Assessoria e Pesquisa em Educação Popular no Meio Rural (Proter) e da Ong Ambientalista Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apeona).

A recuperação ambiental nos assentamentos, segundo o projeto, se viabiliza com o plantio de árvores nativas de espécies frutíferas que aumentam a biodiversidade e beneficiam as comunidades assentadas.

Entre as conclusões apresentadas no seminário estão o incentivo para a participação das mulheres e a troca de experiências entre os assentados durante o desenvolvimento do projeto nos lotes rurais.

Bragato enfatizou a necessidade de se proteger as áreas verdes e reservas legais do pontal do Paranapanema e o esforço do Proter e Apoena em envolver os pequenos proprietários no projeto. "Isso é fundamental para o avanço na qualidade de vida e diversidade de produção nas áreas de assentamentos", afirmou o deputado, demonstrando apoio ao projeto.

Participaram do encontro representantes das secretarias estadual e municipal do Meio Ambiente, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), o promotor público do Meio Ambiente de Presidente Prudente, Nelson Bugalho.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp