Presidente da Assembléia recebe integrantes do Conpaz


11/04/2007 21:43

Compartilhar:

Presidente Vaz de Lima (ao centro) e deputados Hamilton Pereira (esq.) e José Augusto (dir.) ouvem explicação de Elizabete Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/compaz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente, deputados e membros do conselho: "Que a paz prevaleça na Terra, que a paz prevaleça na Assembléia Legislativa de São Paulo e que a paz prevaleça em nós". <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/0978.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima, recebeu nesta quarta-feira, 11/4, integrantes do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz, que foram solicitar a formalização do conselho mediante a indicação dos 12 deputados e respectivos suplentes que integram o Conpaz e da publicação da nomeação das organizações não governamentais representadas no conselho. As conselheiras Elisabete Santana e Maridite Cristóvão Gomes explicaram a importância do Conpaz e de sua formalização.

Instituído pela Resolução 829/02, o Conpaz muda seus componentes a cada dois anos. Em 2006, foi renovado um terço do conselho e, em 2008, serão renovados dois terços.

O presidente Vaz de Lima afirmou que a iniciativa do conselho vai receber seu apoio, bem como da Mesa Diretora, para que continue a cumprir a missão de difundir a paz de forma ecumênica. "A Assembléia tem dado sua contribuição à sociedade por meio dos conselhos que criou, como o Conscre (Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras) e o Conpaz", disse Vaz de Lima.

Segundo o presidente, o assunto será encaminhado por ele na próxima reunião de líderes, dia 17/4, para que os integrantes do Conpaz sejam recebidos pelas lideranças partidárias provavelmente na reunião do dia 24/4.

Hamilton Pereira (PT), membro do Conpaz, destacou que o conselho tem contribuído muito para a elaboração de importantes projetos, como alguns que tratam do meio ambiente. José Augusto (PSDB), que solicitou a reunião à Presidência, disse que a Casa precisa cada vez mais amadurecer a cultura de paz. "A violência é um problema grave que atinge a todos."

Ao final, o reverendo Elias de Andrade Pinto pediu que fossem entoadas frases pela paz e, por sugestão do presidente Vaz de Lima, todos se dirigiram ao plenário Juscelino Kubitschek e, numa confraternização pela paz, disseram em voz alta: "Que a paz prevaleça na Terra, que a paz prevaleça na Assembléia Legislativa de São Paulo e que a paz prevaleça em nós."

Ciclo de Multiplicadores

O Conpaz está promovendo o I Ciclo de Multiplicadores de Cultura de Paz nas Políticas Públicas. A segunda conferência do ciclo foi realizada nesta terça-feira, 10/4, pela jornalista e professora Lia Diskin.

A palestrante afirmou que a transformação de valores necessária à construção de uma cultura de paz requer potência e energia redirecionadora. "É importante estimularmos nossos jovens a se tornarem protagonistas na política", disse Lia.

A próxima conferência do I Ciclo de Multiplicadores do Conpaz será realizada no dia 26/4, às 19h, no auditório Teotônio Vilela, com o tema "Diálogo " Pré-requisito para a Paz", por Arnaldo Omair Bassoli Jr.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: 1ciclo.tematico.conpaz@uol.com.br

alesp