Posto da Receita Federal vai dinamizar economia da Região Mogiana


23/03/2005 16:12

Compartilhar:

Bruno Del Guerra Jr e o deputado Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SPEDROBrunoDelGuerra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os municípios da Mogiana já podem comemorar uma grande conquista. Desde sexta-feira, 18/3, a região pode operar um posto dos Recintos Especiais para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex), em São João da Boa Vista. A conquista, fruto de uma articulação entre os empresários locais e o deputado Simão Pedro (PT), vai reduzir entre 15 e 20% os custos de transporte dos produtos destinados à exportação.

O Redex é responsável por fazer a inspeção dos produtos a serem exportados na região onde são produzidos. Na região Mogiana, por exemplo, os produtos seriam vistoriados e lacrados nos conteiners em São João da Boa Vista, e não nos outros postos da Receita localizados nos portos e aeroportos do Estado.

Segundo o deputado, "a operação do serviço em São João da Boa Vista vai ajudar a dinamizar a economia da região. Com os custos de operação reduzidos, os produtos da região ganharão competitividade no mercado internacional, o que, com certeza, irá gerar mais empregos".

Com o Redex, os empreendimentos exportadores não mais precisarão custear o aluguel de armazéns nos locais onde era feita a inspeção dos produtos. Além disso, os empresários e agricultores poderão adequar melhor a logística de transporte das mercadorias, já que os produtos poderão sair lacrados do Redex de São João da Boa Vista. "Essa conquista se insere em um projeto de desenvolvimento econômico e social da região, pelo qual temos trabalhado com afinco", afirmou o deputado.

De acordo com o diretor da Silo (empresa que recebeu a concessão do serviço), Bruno Del Guerra Jr., a participação do deputado Simão Pedro foi essencial para a concessão do Redex. "O deputado foi uma peça fundamental para que o processo pudesse chegar ao final. Ele acreditou e abraçou essa causa desde o começo e nós só temos a agradecer a ele. Com certeza, compartilhamos com ele essa vitória", afirmou o empresário.

Histórico da conquista

Em uma de suas visitas a São João da Boa Vista, em setembro de 2004, Simão Pedro foi procurado por empresários da região Mogiana que pediram seu apoio à concessão de um posto do Redex a São João da Boa Vista. O pedido dos empresários havia sido feito há dois anos, mas ainda aguardava a análise da Receita Federal.

Após o pedido dos empresários, o deputado Simão Pedro agendou uma audiência com o superintendente da Receita Federal em São Paulo, Ronaldo Lomônaco, para discutir a questão. Na ocasião, o superintendente manifestou simpatia pela idéia e realizou outros três encontros com o deputado e os empresários para debater o pedido.

Em novembro de 2004, o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, orientaram a Receita a aprofundar o processo de simplificação dos procedimentos para exportação. Em seguida, a Receita anunciou a intenção de trabalhar pela implantação do Redex na Mogiana.

No início do mês março, já em 2005, os técnicos da Receita Federal foram a São João e fizeram uma inspeção no local preparado pela empresa Silo para receber o Redex. As instalações, que ficam ao lado da SP-344, foram aprovadas e a concessão do Redex, confirmada.

Na última sexta-feira, 18/3, o deputado Simão Pedro acompanhou o empresário Bruno Del Guerra Jr. ao Aeroporto de Viracopos para receber o termo de concessão do Redex.

spedro@al.sp.gov.br

alesp