30 anos do Cineclube Cauim


07/10/2009 16:56

Compartilhar:

Cineclube Cauim: 30 anos de cultura, educação e cidadania<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/RAFAELSILVACAUIM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Cineclube Cauim comemora seus 30 anos de trabalho em favor da cultura, educação e da cidadania em prol da população da cidade e toda a região de Ribeirão Preto. Durante os eventos de comemoração da data, serão homenageados vários parceiros com o prêmio "Cultura, Educação e Cidadania", criado especialmente para a entidade pela Artista Plástica Ana Favaretto. O evento será nesta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h, na sala de cinema da entidade, na rua São Sebastião, 920, no centro de Ribeirão Preto.

"Desde a sua fundação, em 1979, o Cineclube Cauim promove a cidadania através da cultura e educação. Já realizou trabalhos com teatro, edição de livros, montagem e operação de Cineclubes, produção na área do audiovisual, além da realização de oficinas e debates, durante seus primeiros 20 anos de existência", afirmou o Deputado Estadual Rafael Silva.

Segundo o parlamentar "a Instituição, na última década, iniciou uma parceria com o Banco Ribeirão Preto " BRP que ampliou sua ação junto à sociedade, consolidando seus trabalhos com arte e educação, montando a Agência Cultural BRP, que anualmente tem capacitado, em média, mil jovens em oficinas culturais e profissionalizantes, através de projetos incentivados pela lei Rouanet".

O Cauim também montou o Templo da Cidadania que proporcionou a criação de dois projetos permanentes na área musical: Toque da Lata, que realiza trabalho profissionalizante com 40 jovens monitores inscritos que já ultrapassou o atendimento a 3 mil adolescentes e a Banda Cauim, que possibilitou a criação de uma escola de música instrumental que capacitou 300 pessoas.

Na sala de Cinema o Cauim conseguiu o seu maior alcance social, pois desde 2004, com a sua reabertura já passaram mais de dois milhões de cidadãos pelos seus projetos.

Encontra-se na Assembléia Legislativa o projeto de lei 839/2009 de autoria dos deputados Vicente Cândido, Baleia Rossi e Rafael Silva que declara o Cineclube Cauim como de utilidade pública estadual.



rsilva@al.sp.gov.br

alesp