Sessão solene comemora Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama


10/05/2004 19:50

Compartilhar:

Deputada Rosmary Corrêa preside a sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Solcancer10mai04B MAu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemoração do Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Solcancer10mai04A MAu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa realizou sessão solene, nesta segunda-feira, 10/5, para comemorar o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, por solicitação da deputada Rosmary Corrêa (PSDB).

A solenidade contou com a presença de representantes de entidades de apoio ao combate do câncer de mama, de órgãos oficiais de prevenção e tratamento da doença e de mulheres que vivenciaram o problema e deram seus depoimentos.

Representando o secretário da Saúde Luiz Roberto Barradas Barata, o secretário adjunto, Oswaldo Tanaka, reafirmou o compromisso da secretaria de promover o apoio na luta pela prevenção e tratamento da doença. Gunar Azevedo Silva, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), discorreu sobre o trabalho que o Ministério da Saúde tem feito no sentido de proporcionar uma rede de atenção completa ao câncer de mama, por meio do SUS. Segundo ela, até 2007 o programa deve estar plenamente implementado.

Na solenidade, destacou-se a necessidade de que os direitos das mulheres portadoras do câncer de mama sejam divulgados e respeitados. A maioria desconhece alguns deles, como o direito de resgatar o FGTS e o de adquirir carro adaptado, com direção hidráulica e câmbio automático, isentos de ICMS e IPI.

Ao final da cerimônia, houve a entrega do Troféu Unaccam (União de Apoio no Combate ao Câncer de Mama) e dos diplomas às voluntárias do Hospital do Câncer.

alesp