Criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba é debatida


26/09/2011 11:28

Compartilhar:

Afonso Lobato e o secretário Edson Aparecido <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/AFONSOLOBATOregMETROPOLITANA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Afonso Lobato (PV) participou do evento organizado, em 23/9, em São José dos Campos, pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano para apresentação da proposta para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Estiveram presentes o secretário Edson Aparecido, prefeitos, vereadores e outras autoridades e lideranças regionais.

Segundo o deputado, durante a tramitação do projeto serão realizadas pelo menos cinco audiências públicas na região garantindo assim a participação efetiva da comunidade.

"Hoje realmente foi um marco histórico para o Vale. A mudança para região metropolitana é um instrumento de organização regional e planejamento para o desenvolvimento da região", afirmou o parlamentar. Para ele a inclusão dos 39 municípios no projeto do governo foi uma vitória importante. "É um passo para melhorar a qualidade de vida dos moradores desses municípios".

"Essa região metropolitana já nasce grande, pois é a décima do país, na frente de regiões como Curitiba, Goiânia e Recife", disse o secretário. Uma das características fundamentais dessa futura RM, segundo Aparecido, é a sua localização, entre São Paulo e Rio de Janeiro.

O secretário também destacou, como fato positivo, a diversidade das atividades dos 39 municípios do Vale, que vai da inovação tecnológica e indústria de ponta ao turismo. (pm)





padreafonso@al.sp.gov.br

alesp