Entidades lançam candidata para Regional do Instituto Chico Mendes


17/10/2007 09:47

Compartilhar:

Deputado Hamilton Pereira (à direita) em reunião que lançou candidata para Regional do Instituto Chico Mendes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON CHICO MENDES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de 60 representantes de entidades sociais e políticas estiveram reunidos na sede da Fazenda Ipanema na manhã da última segunda-feira 15/10, em Iperó, quando lançaram um manifesto em defesa do nome da atual gerente da FLONA (Floresta Nacional) de Ipanema, Fabiana Bertoncini, para chefiar a Unidade de Coordenação Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O Instituto é o mais novo órgão do governo federal para a área de meio ambiente, criado em 27 de abril, com a reestruturação do Ibama. Cabe a ele cuidar das unidades de conservação, fomentar e desenvolver a pesquisa científica dirigida à gestão ambiental. O decreto que aprova a estrutura de funcionamento do Instituto determina que a autarquia terá 15 regionais.

O deputado Hamilton Pereira (PT) destacou a importância da articulação das entidades de base para garantir uma boa gestão de um patrimônio "que não é apenas regional, mas de todo o país e do mundo. O que defendemos aqui não é o nome de uma pessoa, mas um modelo de gestão democrática e transparente".

Segundo Cláudio Maffei, prefeito de Porto Feliz, é significativo o fato de a FLONA de Ipanema envolver hoje as comunidades de seu entorno na preservação do patrimônio. Fabiana Bertoncini destacou que o principal trabalho da FLONA de Ipanema é a formação de um acervo de materiais genéticos, além de estudo da formação de mosaicos de unidades de conservação. "A idéia é nos unirmos às prefeituras para trabalhar com mudas de qualidade ou esse projeto não vai funcionar", declarou. Ela afirma que a FLONA tem, hoje, parceria com 30 entidades, o que propicia o desenvolvimento de projetos que "por muitos anos o Ibama, sozinho, não fez".

hpereira@al.sp.gov.br

alesp