Os esmaltes de Mirthes Bernardes: resultado de espontaneidade, inspiração e vivo cromatismo

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
19/10/2005 15:36

Compartilhar:

O mamoeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Mirthes Bernardes mamoeiro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mirthes Bernardes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Mirthes.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Ipê Amarelo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Mirthes Bernardes Ipeamarelo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A intuição e a sensibilidade de Mirthes Bernardes, na difícil arte do esmalte, lhe consentem enfrentar temas que podem parecer distantes uns dos outros, mas são tão somente ilusão de ótica, porque a natureza com suas plantas, seus frutos, suas flores, constitui, dentro da maior liberdade, o motor de cada pensamento, de cada sua realização.

Suas composições em esmalte bem demonstram o positivo de sua arte e apresentam um diálogo aberto, através de um figurativo, bem impostado no desenho e acompanhado de um cromatismo brilhante.

Podemos dizer que tudo isso é o reflexo de um ambiente onde a luz e a cor estão presentes, uma vez que o calor da terra permanece no sangue e portanto não trai a si mesma.

A estrela pessoal de Mirthes Bernardes não é de nascimento espontâneo, mas é fruto de um duro trabalho de preparação, de estudo e de confrontações. Hoje, recolhe afirmações e juízos positivos onde apresenta seus belíssimos trabalhos.

A artista consegue nos revelar duas importantes facetas, uma tênue e delicada, outra, forte e vigorosa. Assim são as obras " Ipê Amarelo " (quadro) e " O mamoeiro " (escultura), doadas ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, tanto uma como a outra têm em comum a espontaneidade e a inspiração sustentada por uma valiosa pesquisa e por uma dedicada experiência.

A Artista

Mirthes Bernardes nasceu na cidade de Barretos, em 1934. É formada em pedagogia e serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou cursos de escultura em cerâmica e concreto com o professor Sakai de Embu, pintura a óleo e asfalto com Ana Moisés de Souza, trabalhos em fibra com os tapeceiros do litoral norte de São Paulo, esmalte sobre metais com o professor Cid Freitas. Pertence ao Núcleo Brasileiro da Arte do Esmalte.

Participou de diversas exposições, no Brasil e no exterior. Com obras em terracota na Mostra de Artes da Primavera, Salão de Artes do Embu; Semana do Folclore em Franco da Rocha; Boutique "Nem trombone, nem clarineta". Com obras em esmalte sobre cobre, na Casa Cor (2001); "A Arte do esmalte sobre metais e suas multiplicidades", Espaço Cultural Júlio Prestes; Salão de D. Antônio de Orleans e Bragança, Hotel Le Bougain Ville; Núcleo Brasileiro da Arte do Esmalte; I Salão Imagem, Brasilton; I Salão Oficial de Artes Plásticas e Design, Lar Center; I Salão Oficial de Inverno, Campos do Jordão; Casa da Fazenda do Morumbi; Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (ABACH); III Salão Bougainvillée; Espaço Cultural Grande Otelo, Sorocaba, SP; Casa da Cultura de Santo Amaro;

No campo internacional, esteve presente na IV International 'El Món de l'Esmalt', Museu de l'Esmalt Contemporani, Barcelona, Espanha (2001) e na 5º Rencontres Internationales de l"Email em Morez (França) e Le Sentier, (Suíça);

Conquistou inúmeros prêmios, destacando-se entre eles: 1º lugar no Concurso de Desenho para a Padronização do Calçamento da cidade de São Paulo (implantado); Medalha de Ouro, 9º Salão da Associação dos Artistas Plásticos de Santo Amaro; Medalha de Ouro, ABACH;

Prêmio Aquisição; "500 Anos de Brasil", ABACH; 3º lugar no Salão Oficial de Artes Plásticas da Cidade de São Paulo.

Possui obras em coleções particulares no Brasil, Espanha, França, Suíça, no Museu do Esmalte Contemporâneo de Barcelona e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp