Lançamento do Compromisso de São Paulo pela Educação


09/12/2011 17:46

Compartilhar:

Deputado Beto Trícoli representa a Assembleia no evento, e reafirma compromisso pela população<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/BETOTRICOLIEDUCACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Beto Trícoli participou de ato em defesa da qualidade de ensino no Estado de São Paulo. A iniciativa, chamada "Compromisso de São Paulo pela Educação", foi lançada pelo governador Geraldo Alckmin na sexta-feira, 2/12. O objetivo da proposta é a valorização da carreira de professores e a garantia de melhorias na qualidade de ensino oferecido nas escolas públicas do Estado.

O deputado Beto Trícoli, que é membro da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, falou sobre a importância da efetivação de compromisso pelo Governo do Estado. Destacou que a participação de todos os atores envolvidos com a educação, como professores, diretores de escola, funcionários, alunos e pais fortalece ainda mais o compromisso assumido pelo Estado. "Entendemos a necessidade da presença, a necessidade do encontro e da participação efetiva, mas, principalmente, do compromisso para que haja transformação naquilo que se pretende para o povo paulista: um futuro de qualidade", disse Beto, que representou a Assembleia Legislativa no evento.

De acordo com o Governo do Estado, o "Compromisso de São Paulo pela Educação" prevê o monitoramento, em 1206 unidades de ensino consideradas de maior vulnerabilidade nos aspectos socioeconômico, de infraestrutura e de aprendizagem. A partir desse monitoramento, o Estado quer investir na formação continuada de professores, assim como em salas de leitura e em projetos de reforço ao aprendizado. A expectativa é de que sejam investidos R$ 178 milhões com reformas.

A secretaria da Educação pretende também reformular o modelo de estágio para universitários, com melhoria no apoio pedagógico e pagamento de bolsa e auxílio transporte.

Ainda no "Compromisso de São Paulo pela Educação", o Governo do Estado iniciará, em 2012, a implantação do Centro estadual de Referência de Ensino Médio. Segundo o Governo, a diferença do novo modelo para as já existentes escolas de tempo integral está tanto na integração das disciplinas ao currículo quanto no novo regime de trabalho dos professores, que prevê dedicação plena e exclusiva à unidade de ensino, o que promove maior aproximação entre docente e aluno.

Entre as ações já implantadas pelo Governo do Estado na área da Educação estão iniciativas importantes, como reajuste de 42,25% para os quatro anos da atual gestão, além de estrutura permanente de cargos e vencimentos, plano de carreira, ampliação do quadro de servidores, a re-estruturação da secretaria da Educação e o ensino médio técnico.

"Entendo que o Compromisso com São Paulo é salário, carreira, valorização, qualificação permanente dos professores e envolvimento dos pais na vida escolar de seus filhos. Os parceiros da Educação estão nos ajudando a contratar as melhores consultorias no Brasil, de renome internacional, para o planejamento e a execução dos projetos, de forma a colocarmos o sistema educacional de São Paulo entre os 25 melhores do mundo", afirmou Geraldo Alckmin na cerimônia de lançamento do compromisso.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp