Assembléia homenageará trabalhadores da saúde


26/04/2007 16:56

Compartilhar:

Sessão solene de 2006 reuniu centenas de trabalhadores da saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RAFAEL SILVA soltrabalhadores.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, convocou para dia 4/5, às 10h, sessão solene com objetivo comemorar o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. A sessão foi solicitada pelo deputado Rafael Silva, autor do projeto que originou a Lei 11.665/04, que instituiu a data de 12 de maio como o Dia Estadual dos Trabalhadores da Saúde.

Segundo Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, "o deputado Rafael Silva é um defensor assíduo das causas pertencentes à saúde e responsável pela criação desta data tão importante. Temos certeza de que o evento contará com a participação de lideranças políticas e sindicais, além de centenas de trabalhadores do setor da saúde provenientes de diversas regiões do Estado".

Composta por mais de 300 mil profissionais, a categoria dos trabalhadores da saúde do Estado é uma das mais importantes do Brasil. Ela já alcançou conquistas importantes, como à implementação da NR32, uma norma regulamentadora que levará mais segurança aos trabalhadores e aos usuários de hospitais, clínicas e laboratórios médicos.

Segundo Rafael Silva, "a NR veio num momento propício, já que, conforme dados do Ministério da Previdência Social, das 458.956 notificações de acidentes de trabalho em 2004, 30.161 correspondem ao setor da saúde e, na grande maioria das queixas, estão relacionadas a perfurocortantes, como agulhas e lâminas. Essas pessoas estão expostas a riscos como infecções e soroconversão (HIV). Com salários irrisórios " em certos casos, o trabalhador não ganha mais que um salário mínimo ", os profissionais se arriscam simplesmente por acreditarem no exercício de suas funções".

Para Edison Laércio de Oliveira, "os trabalhadores da saúde têm, por meio desse evento, o seu valor reconhecido. Esta é uma forma de destacar a importância desses heróis anônimos, presentes no cotidiano de milhões de pacientes que em momentos de desespero clamam por auxílio ou simplesmente por uma palavra de apoio".

rsilva@al.sp.gov.br

alesp