Situação dos servidores da Agricultura é debatida em reunião de comissão


13/08/2008 19:50

Compartilhar:

Carlos A. Barbieri <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/COM AGRIC Carlos A. Barbieri MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Agricultura e Pecuária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/COM AGRIC MESA 2 MAC 18.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rui Marcos Lopes Correa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/COM AGRIC Rui Marcos Lopes Correa MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sandra Aparecida Rodrigues <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/COM AGRIC Sandra Aparecida Rodrigues MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Horácio Teles<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/COM AGRIC Horacio Teles APAC MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião extraordinária nesta quarta-feira, 13/8, a Comissão de Agricultura e Pecuária recebeu representantes de diversos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento para discutir a situação de seus funcionários. Na abertura dos trabalhos, o presidente José Bittencourt (PDT) comentou a ausência tanto do secretário quanto do secretário-adjunto da Secretaria da Agricultura.

Sandra Aparecida Rodrigues, presidente da Associação dos Funcionários e Servidores Públicos do Centro Estadual da Agricultura (Assocea), lembrou que o funcionalismo está sem aumento há quase 14 anos, e pediu que processo que favorece a categoria, que corre na Secretaria de Gestão Pública, possa ser acompanhado. O presidente do Sindicato dos Servidores da Defesa Agropecuária do Estado (Sindefesa), Rui Marcos Lopes Corrêa, também reclamou dos baixos vencimentos, que fazem com que muitos concursados desistam de seus postos. Ele também pediu transparência no processo que pode dar melhorias para a categoria.

O representante da Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo (Agroesp), Carlos Barbieri, e Horácio Teles, da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) somaram-se às críticas à política salarial do governo, baseada há 20 anos em gratificações, e destacaram o valor da agricultura para São Paulo. "Salário de quem produz é investimento, não despesa", disse o presidente da APqC.

Daina Gutmanis, do Instituto de Zootecnia, Paulo Magalhães, técnico de apoio à pesquisa do Instituto Agronômico de Campinas, dentre outros, destacaram o problema de falta de quadros, principalmente em serviços de campo e a falta de material de trabalho.

O deputado José Zico Prado (PT) lamentou que não haja uma política definida para a agricultura no Estado e defendeu que a revalorização das carreiras seja debatida antes de se confeccionar o PLC a ser enviado para votação nesta Casa, no que foi seguido por Roberto Massafera (PSDB) e Reinaldo Alguz (PV).

Líder do governo na Alesp, Barros Munhoz (PSDB) solidarizou-se com o pleito dos servidores da Agricultura, reconheceu que os salários são injustos, afirmou que a atual gestão estadual pretende acabar com a política de gratificações existente, com a incorporação das mesmas, e que está em preparo um plano de cargos e carreiras para as categorias que não os possuem.

A Comissão de Agricultura e Pecuária aprovou requerimento solicitando que cópia do Processo SGP 353/2008, que está na Secretaria de Gestão e que trata de plano de cargos e salários dos servidores da Agricultura, seja enviada para análise antes que o PLC seja enviado à Alesp para votação.

alesp