Ministério do Trabalho resgata 280 trabalhadores
Pelo menos 280 trabalhadores foram resgatados da prática de trabalho análogo ao de escravo em uma fazenda no município de Caseara, no Estado de Tocantins. Foi constatado que os trabalhadores não contavam com condições apropriadas de saneamento, alimentação, alojamento e transporte. Entre eles, 153 não tinham sequer a carteira assinada.
A operação é a maior dos últimos quatro anos no Estado de Tocantins. A fazenda também contratava de forma irregular mão-de-obra terceirizada. As mulheres eram obrigadas a dividir espaço com homens nos alojamentos e havia cobrança indevida de insumos, inclusive da água consumida pelos trabalhadores.
Segundo o deputado Rafael Silva, mais uma vez o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, "demonstra independência e seriedade na defesa dos trabalhadores, que têm a força do trabalho como a única forma de sobrevivência".
O parlamentar também comentou que "o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, tem defendido as mais diversas categorias profissionais do Brasil, afirmando que as elevadas taxas de juros inviabilizam investimentos nos setores produtivos".
rsilva@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições