Visita de delegação das Canárias objetiva intercâmbio turístico e de portos


25/05/2004 21:16

Compartilhar:

Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo recebe visita de delegação das Ilhas Canárias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Delegacao canarias 25mai04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, recebeu nesta terça-feira, 25/5, a visita de delegação das Ilhas Canárias, integrada pelo secretário de Estado do Tesouro e Política Financeira, Aurélio Ayala, pelo presidente da Autoridade Portuária, José Manuel Arnaiz, e pelo representante da Associação de Cônsules do Brasil, César Augusto de Aguiar, além de outras autoridades.

O motivo da visita foi a apresentação de proposta para a realização de um acordo bilateral entre o Estado de São Paulo e as Ilhas Canárias, com vistas à intensificação dos negócios portuários, envolvendo o Porto de Santos e o daquele país. Na manhã desta terça-feira, a delegação esteve no Palácio do Governo para acertar com o executivo um acordo de intercâmbio para a área de turismo.

O cônsul enfatizou que o maior objetivo da delegação é conseguir que o Porto das Canárias seja utilizado como a principal porta de entrada de produtos brasileiros na Europa. "O ideal é que seja implementado um grande entreposto em Canárias para a distribuição de cereais e demais produtos agrícolas do Brasil."

As Ilhas Canárias devem inaugurar em breve um escritório institucional em São Paulo, com o apoio do Banco Mundial de Fomento.

O presidente Beraldo lembrou que o mundo globalizado exige que as exportações sejam ampliadas. "São Paulo detém 40% das indústrias de ponta e de alta tecnologia do Brasil. Este Parlamento criou um fórum para a discussão do desenvolvimento econômico, de forma a ressaltar esse potencial."

De acordo com o presidente, um dos objetivos do Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável é descentralizar o desenvolvimento, que hoje concentra 80% do PIB estadual em 90 municípios, aproveitando o potencial de cada região de São Paulo para melhorar a produtividade. "Esse é o grande desafio do Estado", disse.

Beraldo citou a criação da Comissão de Assuntos Internacionais como um meio de o Legislativo ampliar o entrosamento com outros países.

Saiba mais

O Estado Autônomo das Ilhas Canárias se localiza na costa da África, mas pertence à Espanha. É composto por sete ilhas, de origem vulcânica, separadas por uma distância quase desprezível.

As Ilhas Canárias recebem cerca de 12 milhões de turistas ao ano, enquanto a população local não passa de 1 milhão e 200 mil habitantes.

La Plama, El Hierro, Tenerife, La Gomera, Gran Canaria, Fuerteventura e Lanzarote recebem muitos europeus do norte, tanto que as rádios locais usam os idiomas alemão e inglês. Além do turismo, as ilhas têm a economia voltada à produção de tomate e de café.

alesp