Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Edith Neves


15/08/2011 10:59

Compartilhar:

Edith Neves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/EDITHNEVES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A necessidade de conteúdo para Edith Neves é tema e objetivo na sua pintura, na qual a fantasia figurativa e de composição é estritamente congênita. O filão estético em que opera é, tendencialmente, aquele do abstracionismo, mas o que distingue a sua pintura são as inúmeras situações informais, em que a matéria se constitui de rigor executivo e em cujos pilares encontramos associado um espontâneo componente decorativo.

Sua renúncia aos tons atmosféricos ou às simbologias é exemplar. Sua tenacidade e seu zelo nos oferecem uma imagem de pesquisadora serena e precisa. A artista faz de suas obras uma contínua variação sobre motivos rítmicos em forma e cores, enquanto parece recuperar sobre a tela certos efeitos volumétricos, como suas mandalas brilhantemente sustentadas pelas graduações assumidas através de cores acrílicas.

A artista considera que o seu trabalho é um retorno ao mundo infantil, com recordações de vivências felizes, de brinquedos, jogos, passeios, transformados em emoções multicoloridas e que estão contidas no subconsciente.

Não há dúvida que tudo isso aflora no momento da criação, através das formas e cores, compondo esse abstracionismo lúdico, que passa ao espectador, transmitindo alegria e mostrando a possibilidade de que, ao fazer a leitura dos seus quadros, o público coloque suas emoções, suas angústias e suas felizes lembranças infantis a serviço da arte.

Em "Composição Lúdica", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o todo gera uma imagem pura amarrada ao ritmo da composição. A contribuição da cor em suas formas torna-se elemento fundamental para alcançar uma precisa correspondência emotiva e uma sabida resolução das percepções do conhecimento.



A artista

Edith Neves nasceu em São Bento do Sapucaí no ano de 1939. É artista plástica, pintora, professora de arte e curadora na Galeria de Arte Parque Avenida. Formou-se em arte pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Cursou Crítica de Artes " extensão universitária " pela Unesp/APCA (1982) e "Estudos de Museus de Arte" " especialização " pelo MAC/USP (1995). Desde o ano 2003, transferiu-se para a Bahia, onde instalou seu ateliê em Salvador.

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, ressaltando-se: KLM - Gallery, São Paulo (1974); Museu de Arte Brasileira - Faap - São Paulo (1975); "Festival de Arte" - Canizares Galeria Bahia (1976); Conselho Consultivo dos Produtores de Cacau, Itabuna (1978); União Cultural Brasil-Estados Unidos (1979); Centro Cultural Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (1982); Galeria Bauhaus, Londrina (1985); "Teoria e Prática da Cor" - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (1992); "Oficina de Xilogravura" - Sesc Pompeia, São Paulo (1995); Museu Banespa, São Paulo (1996); Conjunto Nacional, São Paulo (2000); Parque Avenida Galeria de Arte (2001); "80 Milhões de Mulheres" - Centro Cultural Júlio Prestes, São Paulo; e "Arte Interativa" - Biblioteca Mário de Andrade (2002).

Possui obras em importantes acervos particulares e oficiais, destacando-se: Museu de Arte Contemporânea de Americana; Galeria do Sesi/Fiesp, São Paulo; Galeria Aliança Francesa, São Paulo; Galeria Ucbeu, São Paulo; Casa da Cultura, Ilhéus, Bahia; Hotel Transamérica Comandatuba; Galeria Canizares da UFBA; e Art Selection, Uulheim, Ruhk, Alemanha e no acervo artístico do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp