Parlamento Jovem: deputados por um dia apresentam seus projetos


18/01/2008 16:44

Compartilhar:

Mesa eleita: Isabela, Marcos, Murylo e Mariane <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/parlamento jovem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa realizou em 23/11, no plenário Juscelino Kubitschek, a cerimônia de abertura, a diplomação e a eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem. Em 2007, o PJ reuniu alunos do ensino médio. Iniciado em 1999 e inspirado em projetos da deputada Célia Leão (PSDB) e do ex-deputado César Callegari, o Parlamento Jovem tem o objetivo de propiciar aos jovens uma experiência positiva do exercício efetivo da cidadania e da democracia e de encontrar nos jovens propostas claras e idéias objetivas que são apresentadas em forma de projetos. A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pelos deputados Célia Leão (PSDB), Maria Lúcia Prandi, Rui Falcão, Sebastião Almeida e Marcos Martins (todos do PT), e pelo ex-deputado e atual membro do Conselho Nacional de Educação, César Callegari. Estiveram presentes também vereadores e prefeitos de várias das cidades que enviaram deputados jovens.

Todos os anos a Assembléia Legislativa abre inscrições para o Parlamento Jovem. Escolas de todo o Estado de São Paulo realizam processo seletivo para selecionar projetos de seus alunos que são enviados ao Legislativo. Aqui, uma comissão seleciona 94 projetos de estudantes que serão deputados por um dia, quanto elegem a Mesa Diretora e apresentam seus projetos da tribuna da Assembléia. As votações ocorrem por partidos (Partido do Trabalho, Partido da Agricultura, Partido da Saúde, entre outros). Todos os projetos foram publicados pelo Diário da Assembléia, que dá cobertura ao evento todos os anos.

alesp