Assembléia vai lançar Frente Parlamentar das Hidrovias


04/05/2006 10:12

Compartilhar:

Deputado Caramez, proponente da Frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/caramez so.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O lançamento da Frente Parlamentar das Hidrovias acontece na próxima terça-feira, 9/5, às 10h, no plenário Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa.

O projeto de constituição da frente parlamentar é de autoria do deputado João Caramez (PSDB) e conta com a adesão de 21 deputados.

A Frente Parlamentar das Hidrovias quer incrementar a utilização racional e integrada dos recursos hídricos do Estado para o transporte de cargas e passageiros, além de desenvolver o seu potencial econômico.

Será de competência da frente realizar estudos, debates e providências para defender o uso modal hidroviário como fator de integração regional e de desenvolvimento sustentável; fomentar o aproveitamento múltiplo dos recursos hídricos e a sua exploração comercial integrada; desenvolver de forma sustentada o potencial turístico das hidrovias; apoiar projetos de preservação e recuperação ambiental dos rios navegáveis e potencialmente navegáveis; e viabilizar projetos e investimentos públicos e privados destinados a atividades de interesse do setor nos municípios situados nas áreas lindeiras das hidrovias.

O deputado João Caramez é um dos precursores da implantação da hidrovia no rio Tietê. Por meio de uma indicação do parlamentar, o Governo do Estado ordenou o estudo de viabilidade para um futuro projeto hidroviário ao longo do Tietê.

Segundo o deputado, a criação da Frente Parlamentar das Hidrovias induz ao trabalho conjunto do Parlamento paulista com a sociedade civil para o aprimoramento de gestões que defendam as hidrovias e o seu potencial econômico, em benefício do Estado e da nação.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp