Sessão solene comemora o dia de combate ao câncer de mama


11/05/2009 13:56

Compartilhar:

Deputada Analice Fernandes fala em sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/Solene Cancer Mama analice3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público participante da sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/Solene Cancer Mama publico.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Convidados da solenidade que marcou o dia de combate ao câncer de mama<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/FOT_0009.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa, por solicitação da deputada Analice Fernandes (PSDB), realizou nesta segunda-feira, 11/5, sessão solene com a finalidade de comemorar o dia de combate ao câncer de mama. O objetivo deste dia, instituído através da lei estadual 10.459/99, é conscientizar a mulher sobre diagnósticos preventivos, inclusive a triagem médica.

A deputada Analice lembrou a importância de colocar o problema do câncer de mama em pauta para que cada vez mais mulheres tenham acesso à informação e saibam como se prevenir. Ela parabenizou as voluntárias, formadas pela União e Apoio ao Combate de Câncer de Mama (Unaccam), por meio de curso ministrado nas dependências do Parlamento paulista. "Vocês voluntárias são especialistas em gerar esperança para as pessoas", declarou.

O ginecologista e mastologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo José Roberto Filassi fez minuciosa exposição sobre o câncer de mama, trazendo dados estatísticos sobre a incidência da doença em todo o mundo e enfatizando a importância do diagnóstico precoce. Discorreu também sobre as formas mais recentes de diagnóstico e tratamento do problema.

Edmur Pastorello, presidente da Fundação Oncocentro do Estado de São Paulo, representando o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, discorreu sobre as realizações do Estado de São Paulo no diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Enfatizou os mutirões de mamografia, realizados duas vezes por ano, os quais, além de viabilizar o exame a milhares de mulheres, colabora na conscientização da necessidade da prevenção.

Durante a solenidade, foram entregues certificados aos alunos da Unaccam, por Maria do Carmo Cecchia Fernandes Pereira, presidente da entidade.

alesp