Parlamentar defende usuários e servidores da saúde


31/05/2010 16:32

Compartilhar:

Parlamentar defende direitos dos usuários e dos servidores da saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/PEDROTOBIASSERVSAUDE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Médico da rede pública há mais de 30 anos, Pedro Tobias (PSDB) aproveitou sua participação no encontro que comemorou o Dia do Trabalhador da Saúde, em Jaú, para conscientizar os servidores sobre a importância de defender os interesses da população, usuária permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), e não apenas as reivindicações da categoria.

"Se somos funcionários da saúde é porque existem milhares de pacientes que precisam de nossa ajuda. Por isso, as reivindicações devem beneficiar também os pacientes, e não exclusivamente a categoria", disse o parlamentar no evento promovido pelo sindicato regional em 22/5.

Na avaliação de Tobias, a área sofre porque não é priorizada pelos governos e pela sociedade. "A saúde só é lembrada às vésperas das eleições. E quem trabalha na saúde é, hoje, na maioria das vezes, vítima do processo. O principal problema do setor é a falta de recursos, pois a tabela de procedimentos do SUS está defasada e precisa ser reajustada pelo governo federal", salientou o deputado.

Também participaram do evento a presidente do Sindsaúde de Jaú e região, Maria Jerusa de Abreu; a diretora regional de Saúde (DRS-6), Doroti da Conceição Alves Ferreira; o presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira, e os palestrantes Koshiro Otani e José Fernando Ruiz Maturana, respectivamente, médico sanitarista e do trabalho, e procurador do Trabalho de Bauru.



ptobias@al.sp.gov.br

alesp