Programa de prevenção às drogas recebe homenagens na Assembleia


19/04/2010 21:00

Compartilhar:

A sessão solene foi presidida pelo deputado Edson Ferrarini (dir)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/PROERDdep ferrarini.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ferrarini ( ao centro) é autor do projeto de lei que instituiu data de 19 de maio como o Dia Estadual do Proerd<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/PROERDmesa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem à Polícia Militar do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/PROERD2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> No final da homenagem, crianças Escola Estadual Cesar Martinez cantaram a Canção do Proerd<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/PROERDcancao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Polícia Militar do Estado de São Paulo foi homenageada nesta segunda-feira, 19/4, em sessão solene presidida pelo deputado Edson Ferrarini (PTB), pelo seu Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Implantado há 17 anos na corporação, esse programa tem como objetivo principal fazer uma educação preventiva junto às crianças no ambiente escolar, com o auxílio de policiais fardados e professores.

Ferrarini, autor do projeto de lei que instituiu data de 19 de maio como o Dia Estadual do Proerd, lembrou que milita nessa área de prevenção às drogas há 37 anos, que já visitou diversos países com o intuito conhecer outras experiências na área de prevenção, mas que o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar é o melhor que ele conhece.

Durante a solenidade, ao relatar seu começo no trabalho de prevenção, Ferrarini chamou à tribuna um militar reformado que foi seu subordinado há 37 anos. O soldado estava à beira de ser expulso da corporação por causa da bebida, mas o procurou, pedindo ajuda. Isso levou Ferrarini a se enveredar na área de prevenção às drogas. O militar aposentado disse que não ingere bebidas alcoólicas desde aquela ajuda prestada por Ferrarini.

O programa também foi elogiado pelo deputado Olimpio Gomes (PDT). Ele elogiou a sensibilidade de seus dirigentes, mas criticou a falta de apoio dos governantes. "O policial é o amigo das horas difíceis", declarou. Conte Lopes (PTB) também criticou os governantes, afirmando que o Estado não investe em prevenção. Para Conte, "o trabalho do Proerd é importante porque fornece estratégias para os jovens dizerem não às drogas".

O diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar, coronel Luiz de Castro Júnior, agradeceu a homenagem e conferiu às parcerias o segredo do sucesso do programa. Ele lembrou a colaboração da Secretaria da Educação, da Guarda Civil Metropolitana e o empenho dos policiais militares. Segundo o oficial, o Proerd já formou mais de mil instrutores e atua em mais de 6 mil estabelecimentos de ensino, em 450 municípios do Estado.

Além dos quase duzentos policiais militares presentes à homenagem, cerca de 70 alunos da Escola Estadual Cesar Martinez participaram da solenidade.

alesp