Autoconhecimento e qualidade de vida

Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde
13/04/2011 18:25

Compartilhar:

Augusto Mardeghan, professor  do Centro Universitário Fieo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/SemEsporteProfAugustoMardeghan.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"O mito é o universo particular de cada um, seu sonho, o intangível, a expressão do "meu mundo"", definiu o psicólogo Augusto Mardeghan, professor do Centro Universitário Fieo. Iniciando o terceiro e último dia do seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, o psicólogo falou sobre a ferramenta que o mito pode representar em benefício da qualidade de vida das pessoas.

Em contraponto ao mito, o palestrante falou do logos, que representa a palavra escrita, o verbo, o mundo real, descreve o fato como aconteceu, sem interpretações. Trata-se do pensamento encadeado por afirmativas que podem ser justificadas objetivamente".

Mardeghan explicou que o indivíduo precisa encontrar o equilíbrio entre as duas maneiras de considerar o mundo, uma vez que tem de achar um balanço entre o sonho e a realidade, entre o mito e o logos. "O desafio é estabelecer um equilíbrio entre aquilo que o indivíduo tem de fazer e o que gostaria de fazer. Uma forma de garantir esse balanço é o autoconhecimento, que faz com que o equilíbrio pessoal de cada um não sobrecarregue seu semelhante com seus problemas pessoais".

alesp