Deputado e ministro da agricultura na abertura da Expojaú


11/08/2003 18:22

Compartilhar:

Deputado Pedro Tobias participa da solenidade de abertura da 13ª edição da Expojaú<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/tobiasjau11agosto03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Pedro Tobias

Representando o governador Geraldo Alckmin (PSDB), o deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) participou, no sábado, 9/8, da solenidade de abertura da 13ª edição da Expojaú, montada no recinto de exposições agropecuárias Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, em Jaú. Também prestigiaram a cerimônia o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues; o presidente da Associação Rural de Jaú, João de Almeida Sampaio Filho; o presidente da Sociedade Agropecuária da Região de Jaú, Otávio de Almeida Prado Bauer; o presidente da Associcana, Paulo Brandão; e os prefeitos de Jaú, Bariri, Boracéia, Dois Córregos e Macatuba.

Segundo o deputado, o governador Geraldo Alckmin elegeu o agronegócio como uma das prioridades de seu governo. "O atual governo paulista implantou vários programas destinados a apoiar todas as fases do ciclo de produção, declarou o parlamentar.

Apesar das dificuldades do setor, as exportações paulistas do agronegócio cresceram 18,9% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Pedro Tobias acredita que esse segmento será, mais uma vez, o principal destaque da balança comercial brasileira.

Falando para cerca de 400 agropecuaristas da região de Jaú, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, fez uma exposição sobre o atual momento da agricultura brasileira. Também destacou o agronegócio como principal fonte geradora de recursos para o Brasil. "Nós representamos 27% do PIB nacional, geramos 37% de todos os empregos do País e somos responsáveis por 42% das exportações", declarou o ministro.

Roberto Rodrigues afirmou, ainda, que, nos últimos 13 anos (de 1990 a 2003), a área plantada no Brasil cresceu 14%, ou seja, 1,1% ao ano, enquanto a produção aumentou 107% (uma média de 6,7% ao ano). "Este índice altamente positivo foi conquistado pelos agricultores brasileiros, heróis nacionais que, apesar dos planos econômicos que expulsaram milhares de produtores do campo, conseguiram resistir e estão colhendo mais uma safra recorde : 120 milhões de toneladas", disse o ministro.

A 13ª edição da Expojaú prossegue até o próximo domingo, 17/8, e faz parte da programação de aniversário de Jaú, que na próxima sexta-feira, 15/8, irá completar 150 anos de emancipação político-administrativa.

Promovida pela Sociedade Agropecuária da Região de Jaú, em parceria com a Prefeitura, a feira deve receber cerca de 180 mil pessoas. O presidente da entidade organizadora, Otávio de Almeida Prado Bauer, prevê que os negócios realizados na exposição deste ano devem movimentar cerca de R$ 2 milhões.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp