Comissão entrega proposta para o curso pós-técnico de restauração


23/11/2009 11:51

Compartilhar:

Paulo Alexandre e Laura Laganá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/PAULOALEXRESTAURACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma comissão formada por engenheiros, arquitetos e historiadores, sob a coordenação do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), entregou no dia 17/11 à equipe técnica do Centro Paula Souza, em São Paulo, a proposta final da grade curricular do curso pós-técnico de restauração de bens culturais em Santos. A expectativa é de que a capacitação seja oferecida na Escola Técnica (Etec) Aristóteles Ferreira, no bairro da Ponta da Praia, a partir de 2010.

Entre as disciplinas que serão ministradas, estão Educação Patrimonial e Teoria de Conservação e Restauração; Aspectos Legais e Formais de Planejamento; e Projetos e Execução. O profissional formado no curso estará habilitado a auxiliar no trabalho de catalogação e gerenciamento de edificações de valor histórico, na preparação de ações educativas e culturais, na pesquisa dos edifícios e centros históricos, na criação de projetos de restauração, entre outras atividades.

O parlamentar vai propor ao prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, a celebração de convênio entre a prefeitura e o Centro Paula Souza para que os alunos do curso possam realizar estágio em projetos de recuperação e manutenção de prédios históricos do município. A proposta também será feita aos responsáveis por templos religiosos de relevante interesse histórico e cultural.

Paulo Alexandre solicitou à diretora-superintendente do Paula Souza, Laura Laganá, a criação de cursos livres para a formação de mão-de-obra em atividades de apoio ao trabalho de restauro, como pedreiro, estucador, pintor, carpinteiro, ferreiro e azulejista.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp