A Educação é prioridade entre jovens parlamentares

Parlamento Jovem 2005
18/11/2005 14:03

Compartilhar:

Deputados jovens 2005<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/parljovgeral489cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada jovem Wendy de Oliveira, vereador Rogério Farhat e deputada Ana Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Wendy de Oliveira e Farah377Beto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogério Farhat, Ana Martins, presidente jovem Fernanda P. Magnotta, Dona Yeda, Rodrigo Garcia, Geraldo Vinholi e Sebastião Almeida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/diplomafarah380cin.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Fernanda Petena Magnotta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/presFernanda Petena Magnotta0mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ex-deputados jovens Alexsander Franson e Matheus Pivati<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/exdepjovalemath363cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2005<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/parljovMesa03mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os 94 deputados jovens selecionados entre as escolas públicas e privadas do Estado, foram diplomados na manhã desta sexta-feira 18/11, no plenário Juscelino Kubistchek. Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Emprego, Habitação, Direitos Humanos foram temas dos vários partidos formados pelos estudantes. Educação foi o partido que congregou maior número de jovens nesta sétima edição do "Parlamento Jovem".

A diplomação foi a primeira atividade dos estudantes nesta manhã. Eles serão deputados na Assembléia Legislativa por um dia, conforme o programa Parlamento Jovem, pioneiro no país, que vem norteando a criação de similares em vários legislativos.

Rodrigo Garcia, presidente da Assembléia, abriu a cerimônia com a participação do 2.º secretário, Geraldo Vinholi (PDT) e dos deputados Maria Lúcia Prandi, Vicente Cândido (ambos do PT) e Ana Martins (PCdoB) e do vereador Rogério Farhat (PTB), representando a Câmara Municipal da Capital.

Vereadores Jovens

Grande incentivador do Parlamento Jovem, Farhat é autor de projeto que implantou o "Vereadores Jovens" no município, restrito aos estudantes da escola pública da Capital, que já completa sua quarta edição em 12 de dezembro próximo. O programa funciona nos moldes do estadual e já resultou em projetos no legislativo. Segundo o vereador, tramita na Câmara Municipal projeto de sua autoria, inspirado nas propostas dos jovens do partido do Meio Ambiente, para criação de clínicas veterinárias para cuidar de animais cujos donos são de baixa renda.

Ex-deputados jovens prestigiam Parlamento Jovem 2005

Dois deputados jovens de edições anteriores estiveram presentes na sessão que deu posse aos deputados que compõem o Parlamento Jovem - edição 2005.

Alexsander Franson, da cidade de Itapeva, foi deputado na edição de 2001 pelo Partido da Segurança Pública com projeto que previa a implantação de um batalhão da Polícia Militar em sua região. Alexsander continua a acompanhar a vida política e está satisfeito com a perspectiva da implantação do 22º Batalhão em sua cidade, em 2006. O ex-deputado jovem cursa atualmente o ensino médio e quer seguir a carreira de advogado.

Matheus Pivati, da cidade de Espírito Santo do Pinhal, foi deputado jovem em 2003 pelo Partido do Emprego. Para sua alegria, o seu projeto de criação de uma associação de horticultores foi posto em prática pela prefeitura. Com o ensino médio concluído, freqüenta as aulas do cursinho preparatório para o vestibular de jornalismo.

alesp