Audiência de vereadores do Guarujá com presidente da Sabesp


20/03/2009 19:46

Compartilhar:

Deputada Haifa e comissão de vereadores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/Haifa comissao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última quarta-feira, 18/3, a deputada Haifa Madi (PDT) levou uma comissão de vereadores de Guarujá para uma audiência com o presidente da Sabesp Gesner Oliveira, na sede da entidade. Os parlamentares foram questionar o órgão sobre a qualidade da água da cidade que, segundo laudos do último relatório emitido pelo laboratório do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, ainda não apresenta qualidade adequada para consumo. A deputada Haifa encaminhou as denúncias que saíram na imprensa, ocasionadas pelo processo movido pela ONG Princípios para o presidente da entidade. O vereador Addis também questionou a quantidade de cloro na água, que segundo informações não-oficiais aumentou muito.

Eles ouviram do presidente da Sabesp que não há o que temer porque o monitoramento da água é feito 24 horas. Pontualmente, ocorrem alguns problemas, que são identificados na hora e corrigidos: "Em nenhuma recoleta houve a reincidência e isso garante a potabilidade da água. Mesmo assim, os casos são investigados e se há algum problema pontual é corrigido de imediato". Quanto ao cloro, a dosagem segue a recomendação dos órgãos competentes, dentro da portaria 518, que dá índices de tolerância quanto a quantidade de cloro e de coliformes fecais. A vigilância sanitária do município deveria fiscalizar isso. Mas, segundo os vereadores isso não está sendo feito.

O vereador Arnaldo (PDT) questionou sobre falta rede de esgoto em alguns bairros na cidade e da falta de uma Estação de Tratamento na cidade. E o presidente da Sabesp explicou que, atualmente, a qualidade da água bruta no município caiu, em função de muitas ocupações irregulares, e a Sabesp já se posicionou em relação a isso, com o projeto da construção da Estação, que está em fase de licitação.

hmadi@al.sp.gov.br

alesp