Estradas da região de São João da Boa Vista estão em situação precária

Audiências Públicas do Orçamento 2012 - São João da Boa Vista
11/10/2011 21:45

Compartilhar:

Nelson Nicolau<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARISABOAVISTA3Nelson Nicolau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simão Pedro (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARISABOAVISTA6Simao Pedro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ezequias Ferreira de Araujo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARISABOAVISTA9Ezequias Ferreira de Araujo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ismar Ernani de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARISABOAVISTA12Ismar Ernani de Oliveira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Batista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARISABOAVISTA1Marcos Batista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público acompanha audiência e apresenta sugestões<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARISABOAVISTA4Publico.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celio Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARISABOAVISTA7Celio Neto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Juvenal Tarifa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARISABOAVISTA13Juvenal Tarifa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nelson Nicolau, Simão Pedro e Francisco de Assis Arten <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARISABOAVISTA11Francisco de Assis Arten.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Luiza Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARISABOAVISTA2Maria Luiza Borges.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sebastião Aparecido Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARISABOAVISTA5Sebastiao Aparecido Reis.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cleber de Melo Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARISABOAVISTA8Cleber de Melo MartinS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Flavio Fuliaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARISABOAVISTA10Flavio Fuliaro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A maioria dos participantes da audiência da CFOP pediu verbas para a malha viária



A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) foi representada pelo deputado Simão Pedro (PT), na audiência pública sobre o Orçamento estadual 2012, em São João da Boa Vista, nesta segunda-feira, 10/10, com a finalidade de ouvir as sugestões dos cidadãos para aplicação orçamentária. Representantes de diversas cidades da região se revezaram na tribuna para apresentar demandas, sobretudo, relativas a estradas em péssimas condições de tráfego.

Segundo Simão Pedro, a proposta das audiências é caminhar para a regionalização do Orçamento. Ele explicou que São João é uma região de governo pertencente a Campinas, entretanto, no debate realizado naquela cidade, acabaram sendo discutidos temas relativos à região metropolitana. Para Simão, isso justifica a realização de uma audiência em São João.

Também na mesa de trabalhos o presidente da câmara Francisco de Assis Arten e o prefeito de São João, Nelson Nicolau. De acordo com Arten, a população recebe bem o homem público que se dispõe a ouvi-la. Já o prefeito acredita que nenhum município consegue se desenvolver se ele for uma unidade isolada da região. Nicolau ainda lamentou a excessiva burocracia que praticamente inviabiliza obras importantes para um município.



Caminhos ruins



Celio Neto, de Espírito Santo do Pinhal, reclamou da situação da estrada vicinal que liga bairros da cidade, da estrada de ligação entre o município e São João e da vicinal Aguaí - Espírito Santo do Pinhal. A Santa Casa de Pinhal, segundo ele, também precisa de recursos. Flavio Fuliaro, vereador de Santo Antonio do Jardim, disse que se faz urgente a implantação de 3ª faixa na estrada que liga seu município a Santo Antonio do Pinhal.

Cleber de Mello, de Aguaí, sugeriu a aplicação do programa Pró-Vicinais na região mogiana que, para ele, é preterida em relação a outras no Estado. Com relação à economia, ele reclamou da guerra fiscal e da saída da empresa JBS Free Boi de sua cidade para se instalar no Ceará.

Vereador em Divinolândia, Esmar de Oliveira, disse que a estrada de ligação até o município de São José do Rio Pardo está intrafegável, sendo que nem mais ônibus de linha a utilizam. Ele solicitou providências do Estado. A vicinal do bairro Ribeirão do Santo Antonio e o trevo de Divinolândia também estão precários. Segundo o vereador, as condições de saneamento básico são igualmente ruins. Ele finalizou sua fala lembrando os maus-tratos aos animais por parte da prefeitura de Divinolândia que os retira das ruas e os abandona no lixão da cidade. A prefeitura ainda destruiu casinhas que ongs haviam construído para os animais.

Edivan Giroldo, de Itobi, quer atenção especial para os trevos do município, um inclusive sem sinalização, apesar de ter a praça de pedágio mais cara da região. A cidade também precisa de uma vara judicial.



Cultura e turismo



Em defesa do turismo rural, Juvenal Tarifa pediu verbas para construção de um portal em São João, na entrada da serra da Paulista. Turismo também foi o tema do vereador de Estiva Gerbi, Sebastião Reis, que pleiteou a condição de estância religiosa para a cidade, que abriga um santuário muito visitado. O município também tem problemas com segurança, uma vez que a única viatura da cidade é recolhida às 23h; e com saneamento, pela falta de tratamento de esgoto na cidade.

Ezequias Araújo falou do acervo cultural de Fernando Furlaneto, obras a céu aberto que têm sofrido seguidas depredações, no cemitério de São João. O artista foi graduado na Itália e é reconhecido no segmento cultural. O jovem pediu recursos para preservação das esculturas.

O sociólogo Marcos Batista afirmou que a região é a menos desenvolvida entre as que compõem a de Campinas. Para reverter a situação, ele reivindicou uma universidade pública em São João da Boa Vista, que possa criar polo de crescimento econômico. Ainda solicitou um hospital público para a cidade, a fim de minimizar os problemas no atendimento de saúde da região.

A próxima reunião sobre o Orçamento 2012 acontece em Jundiaí, às 10h, no dia 14/10, no Ciesp. No mesmo dia, às 18h, a reunião é na Câmara de Bragança Paulista.

alesp