Deputado apóia instalação do Hospital do Câncer de Marília


21/11/2006 18:45

Compartilhar:

Departamento de Oncologia do Hospital de Clínicas de Marília<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CAMARINHAONCOLOGIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual reeleito Vinícius Camarinha esteve na última quinta-feira, 16/11, no Departamento de Oncologia do Hospital de Clínicas de Marília. O objetivo da visita, segundo o chefe da disciplina Oncologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Sérgio Afonso, foi apresentar ao parlamentar o projeto de instalação do Hospital do Câncer de Marília.

Além de Sérgio Afonso, participaram da reunião com o deputado o diretor técnico do HC, Francisco Venditto Soares, o médico responsável pelo Departamento de Radioterapia, Eduardo Stéfano, e o presidente da Associação de Combate ao Câncer (ACC), Victor Monteiro Paiva.

"O deputado Vinícius, sempre prestativo e parceiro do HC, veio conhecer nossa proposta para ampliar o atendimento oferecido aos pacientes com câncer. Hoje, atendemos a cerca de 800 pessoas por mês e, com a instalação do hospital, esse número poderá aumentar, fazendo de Marília referência no tratamento também dessa doença", disse Afonso.

De acordo com o médico, o projeto está dividido em três etapas. A primeira, prevista para 2007, inclui a aquisição de um acelerador linear, equipamento que emite feixes de radiação sobre a região afetada pelo câncer e é uma das formas de tratamento, além da quimioterapia e da cirurgia. O aparelho está orçado em US$ 1 milhão e deverá ser adquirido por meio de um convênio com o governo estadual.

"Após a compra do equipamento, vamos trabalhar para a instalação do ambulatório de cirurgia oncológica e, posteriormente, a construção da ala de internação dos pacientes. Já temos o estudo para a criação do hospital, mas devemos seguir essa ordem, para um melhor atendimento dos nossos pacientes", afirmou Sérgio Afonso.

O médico aproveitou a ocasião para pedir ao deputado empenho em seu segundo mandato na obtenção de recursos para a instalação do hospital. "O deputado Vinícius é acessível, sempre lutou pelas causas da saúde e não podemos esquecer que foi através de inúmeros pedidos dele que conquistamos o tomógrafo do Hospital de Clínicas".

Líder da bancada do PSB na Assembléia, o deputado Vinícius avaliou como positiva a reunião no HC. "Pude ajudar os pacientes deste importante hospital no meu primeiro mandato, com a instalação do novo tomógrafo. Com a necessidade de um melhor atendimento aos pacientes com câncer, vamos trabalhar agora pela instalação do Hospital do Câncer de Marília", disse Vinícius.

O deputado lembrou que, além das verbas estaduais, o deputado federal eleito Abelardo Camarinha também lutará por mais recursos para os hospitais de Marília junto ao governo federal. "Faremos um trabalho conjunto e todos serão beneficiados", concluiu Vinícius.

vcamarinha@al.sp.gov.br

alesp