Ao alcance de um clique: a Assembléia na internet


11/07/2008 16:59

Compartilhar:

Portal da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Portal agencia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A internet, democrática e diversificada, é canal de interação entre o cidadão e o Parlamento paulista. No endereço www.al.sp.gov.br, o Portal da Assembléia é o Legislativo ao alcance de todos: ali é possível acompanhar todo o processo legislativo, desde o protocolo do projeto até sua aprovação, passando pelas comissões temáticas, pelo recebimento de emendas, o processo de discussão e de votação, até a sanção, ou veto, se houver.

Mas não é só isso. Uma farta base de dados permite pesquisar legislação, a Agência Assembléia de Notícias informa durante todo o dia dos acontecimentos da Casa e a TV Web transmite ao vivo as sessões plenárias e as reuniões das comissões.

As despesas mensais dos deputados estaduais também estão disponíveis para os cidadãos no link Prestação de Contas. Veja alguns destaques do Portal:



Processo legislativo



Todo o processo legislativo está disponível neste link. Aqui se pode consultar o Regimento Interno, que regula o funcionamento da Alesp, e os projetos em tramitação, desde sua apresentação até sua promulgação. A consulta a proposituras é fácil e múltipla. Além disso, também estão à mão consultas à consolidação de leis paulistas, às sessões plenárias, à pauta e à ordem do dia.



Legislação



Há uma farta base de dados de legislação para consulta no link Documentação e Informação. Há a legislação do Estado de São Paulo, coletâneas temáticas, indicadores do Estado, e outros.



Agência de Notícias



A Agência Assembléia de Notícias torna possível tanto ao cidadão como aos órgãos de imprensa acompanharem todos eventos da Alesp. Em mais de dez anos de funcionamento, a agência vem se aperfeiçoando a fim de possibilitar que as matérias sejam veiculadas em tempo quase real e que fiquem disponíveis para download, assim como fotos, que podem ser baixadas em alta resolução.



TV Web



As sessões do Plenário da Alesp, assim como as reuniões das comissões e demais eventos que acontecem na Assembléia podem ser acompanhados ao vivo pelos seis canais da TV pela internet.



Deputados



Os deputados, suas atribuições, dados sobre sua atuação e região do Estado que representam estão neste link. Também é possível enviar mensagens ao e-mail do parlamentar: a interação com os representantes estaduais é garantida no link Fale com o Deputado .



Personalização



O Portal da Alesp também permite que o internauta se cadastre para receber as informações de sua área de interesse. O usuário também pode escolher os assuntos que terão destaque em sua página inicial personalizada, alterando as configurações na opção Meu Portal.

Em breve, o internauta poderá ainda participar do Fórum de Debates, um chat on-line sobre assuntos de interesse da sociedade paulista.

alesp