Movimento de câmaras fará audiência na Assembleia


06/04/2009 19:44

Compartilhar:

Encontro Movimento de Recomposição das Câmaras Municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/GONDIMMORECAM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Movimento de Recomposição das Câmaras Municipais (Morecam) fará nova audiência, no dia 8/4, na Assembleia Legislativa. Este é o terceiro encontro dos suplentes no Estado de São Paulo para discutir e traçar estratégias para obter apoio político em Brasília, para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 336, que trata da recomposição das câmaras municipais sem onerar os cofres públicos. Devido às articulações dos suplentes com deputados estaduais e federais, o Morecam tem avançado nas negociações.

O movimento tem apoio do deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), porque com o mesmo recurso que as administrações municipais repassam às câmaras, cerca de 30 mil novos empregos seriam gerados em todo o país com a recomposição de 7.343 vagas de vereadores em todo o Brasil, sendo 1.243 somente no Estado de São Paulo. "O orçamento das câmaras não diminuiu com o corte dos vereadores, então não está havendo economia nos cofres públicos", explicou Gondim.

Um dos coordenadores do Morecam no Estado de São Paulo, Cornélio Alves, é de Itatiba, cidade que tem 10 vereadores. Segundo Alves, a prefeitura repassava R$ 8 milhões à câmara quando eram 17 vereadores, valor que se mantém com o corte de sete cadeiras no legislativo municipal.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp