Frente Parlamentar discute velhice bem sucedida


17/06/2009 20:14

Compartilhar:

Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/FRENTEENVELHsandrareginagomesdepprandi.nadirnogueira06ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável promoveu nesta quarta-feira, 17/6, sua 42ª audiência pública, sob a coordenação da deputada Maria Lúcia Prandi (PT). O tema Velhice bem sucedida teve como palestrante a fonoaudióloga e mestranda em gerontologia Sandra Regina Gomes. Também contou com a participação da coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Unifesp, Nadir Aparecida de Matos Nogueira, e do coral vinculado ao projeto.

Para a deputada, uma velhice bem sucedida vai muito além do êxito financeiro e do status social, e envolve saúde, alegria, amor, solidariedade e fraternidade. Segundo ela, as projeções que apontam o aumento do número de pessoas com 60 anos ou mais nas próximas duas décadas nos colocam diante do desafio de garantir um envelhecimento saudável. Prandi ressaltou a necessidade de ação imediata e declara: "individualmente, devemos ter hábitos mais saudáveis, cuidando do corpo, da mente e da alma. Coletivamente, precisamos estar mais organizados para exigir do Poder Público a ampliação e consolidação de direitos".

De acordo com a fonoaudióloga Sandra Regina Gomes, o tema é uma das transformações sociais mais significativas que o mundo enfrenta atualmente. "Temos um desafio enorme à nossa frente, que é preparar o nosso país para o acolhimento da crescente população de idosos", declarou. Dessa forma, Sandra acredita que as ações desenvolvidas pelas políticas públicas e sociais devem ser implementadas na sociedade para todas as idades. Sandra destacou ainda o papel do profissional que atua nos núcleos de convivência do idoso que, segundo ela, deve ser um agente motivacional, com percepção para entender as necessidades do idoso e do grupo.

alesp