Instituto Agronômico de Campinas completa 119 anos


03/07/2006 12:29

Compartilhar:

Orlando de Castro e João Caramez (1º à dir.) conversam sobre o Instituto Agronômico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ IAC A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diversas autoridades compareceram à comemoração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ IAC B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) participou no dia 27/6 das comemorações do 119º aniversário do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Estiveram presentes à cerimônia, entre outras autoridades, o diretor geral do IAC, Orlando Melo de Castro; o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Alberto Macedo; o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Luís Fernando Ceribelli Máddi; o vice-prefeito de Campinas, Guilherme Campos; o presidente da Câmara Municipal, Dário Saad; os deputados Célia Leão e Duarte Nogueira (ambos do PSDB); e o ex-secretário de Agricultura e Abastecimento Barros Munhoz.

Orlando de Castro destacou a preocupação do IAC, cujo lema "é tornar melhor a vida das pessoas, reduzindo custos, gerando produtos de melhor qualidade e alimentos mais saudáveis". Caramez considerou a geração de 17 variedades de tecnologias motivo de celebração, tendo em vista que as pesquisas agrícolas exigem cerca de dez anos de estudos e recursos para atingir aquele estágio. Segundo o parlamentar, investimentos tornaram possível a obtenção, pela instituição campineira, do melhor índice entre os institutos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), destacando-a no panorama de desenvolvimento científico estadual.

Durante a cerimônia, foi lançado o Selo IAC 120 Anos, que marcará as comemorações a serem feitas em 2007 e as ações de comunicação da instituição sobre seu aniversário.

Na ocasião, também foi entregue o Prêmio IAC, concedido nas categorias internas (desde 1994) e externa (desde 2001), como reconhecimento ao mérito científico e ao desempenho institucional. Foram laureados, na categoria interna, Rose Mary Pio, pela pesquisa com tangerinas; Takio Oda, na especialidade de cuidados com campos de arroz; e Nadir Aparecida do Prado Cardoso, que atuou em várias áreas daquele instituto. Na categoria externa, foram homenageados o presidente da Fundação Agrisus (Agricultura Sustentável), Fernando Penteado Cardoso, como Personalidade do Agronegócio; o engenheiro agrônomo Roberto Antonio Thomaziello, como Personalidade da Extensão; e a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), como Agência de Fomento à Pesquisa.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp