A 1ª etapa da nova marginal Tietê é entregue


30/03/2010 16:07

Compartilhar:

Caramez (à esq.) acompanha discurso do governador José Serra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/CARAMEZMARGINALTIETE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No último sábado, 27/3, o governador José Serra, acompanhado do deputado João Caramez (PSDB) e do secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, anunciou a conclusão da primeira etapa da nova marginal Tietê. Com mais três faixas de rolamento em cada sentido, a nova pista central vai trazer redução de congestionamentos e tempo de viagem para o principal corredor viário da cidade de São Paulo. Participaram do evento o vice-governador Alberto Goldman e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

"Esta grande obra inclui 46 quilômetros de novas pistas", disse o governador. Com a realização das obras, iniciadas em junho de 2009, a marginal passa a ter 36 acessos no sentido da rodovia Castello Branco e 25 no sentido da rodovia Ayrton Senna.

"O governo do Estado de São Paulo está fazendo uma obra ecologicamente correta. Aproveita o espaço para o alargamento das pistas e aumento do fluxo e ainda realiza a compensação ambiental com a construção de parques em toda a sua extensão", ressaltou Caramez, referindo-se à compensação ambiental da marginal, que corresponde a 14% do valor da obra, o que a coloca entre as mais extensas do mundo.

O projeto inclui plantios compensatórios pela supressão de cerca de 900 árvores, a maior parte de plantas mortas ou condenadas devido à ação de pragas. Antes da readequação viária, a marginal contava com 4.589 árvores em toda sua extensão. Hoje tem 17.500.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp