Audiência na Comissão de Agricultura discute greening


17/10/2007 20:23

Compartilhar:

O secretário de agricultura João Sampaio ao lado do deputado João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ CITRICULTURA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Atendendo a requerimento do deputado João Caramez, a Comissão de Agricultura e Abastecimento da Assembléia realizou audiência pública para discutir estratégias de combate ao greennig", doença que ameaça os laranjais paulistas.

Estiveram presentes o Secretário de Agricultura, João Sampaio, técnicos da Secretaria, da Fundecitrus e de várias entidades de pesquisas e de setores do agronegócio de São Paulo que apresentaram relatórios sobre a situação da citricultura atingida pela praga e propuseram soluções para o seu controle. A mais urgente delas é a erradicação das plantas doentes, providência que, embora obrigatória, não vem sendo tomada pelos citricultores. Também foram sugeridas uma campanha de conscientização sobre os perigos da praga e o fortalecimento de pesquisas que possam levar à erradicação da doença, para a qual ainda não existe cura.

O deputado Caramez declarou que vai propor a adoção de norma que libere para os citricultores seus créditos de ICMS desde que se comprometam a utilizar esses recursos na erradicação das plantas doentes.

Técnicos da Secretaria de Agricultura afirmaram que não são apenas os laranjais que estão sendo atingidos pelo greening. A praga também afeta as murtas, árvores conhecidas como "dama-da-noite" e que não muito utilizadas como plantas ornamentais em cemitérios, ruas e avenidas. Os especialistas explicaram que as murtas também precisam ser destruídas, sem o que seriam inócuas todas as providências para acabar com a praga dos laranjais.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp