Projeto propõe criação da Semana Estadual dos Assentados


30/05/2008 10:19

Compartilhar:

Deputada Ana Perugini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/ANA PERUGINI ASSENTADOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Projeto de iniciativa da deputada Ana Perugini (PT) propõe que o governo do Estado inclua em seu calendário oficial a "Semana Estadual dos Assentados", que seria comemorada no período de 8 a 14 de junho de cada ano. Perugini afirma que o objetivo é dedicar uma semana para que sejam discutidas políticas públicas que visem integração e informação sobre essas áreas e seus moradores.

Na propositura, a parlamentar ressalta a necessidade de se divulgar e prestar informações à sociedade, estudantes e assentados sobre a situação dessas áreas. Segundo a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo "José Gomes da Silva", São Paulo tem 168 assentamentos. O primeiro deles, o Assentamento Primavera, registrado em 1981, em área federal, no município de Andradina.

Apesar do histórico dos assentamentos remontar há mais de 20 anos, a deputada analisa que a sociedade ainda não tem conhecimento pleno da rotina desses locais, do perfil e do método de trabalho dessas pessoas que optaram em permanecer no campo e cultivar a terra a enfrentar a superpopulação das áreas urbanas e seus percalços.

O projeto, que está em trâmite na Assembléia, prevê que durante a "Semana Estadual dos Assentados" sejam realizadas campanhas, palestras e trabalhos relacionados à saúde educação e direitos sociais nos assentamentos. Depois de receber pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça e de Agricultura e Pecuária, está pronto para ser votado.

A deputada lembra que nos anos oitenta esteve envolvida, juntamente com a igreja católica, nos movimentos populares pela terra, quando atuou nas regiões de Sumaré e Promissão, cidades que apresentam a consolidação agrícola e financeiras das famílias assentadas.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp