Campanha SOS Norte-Nordeste terá shows no encerramento


08/06/2009 20:52

Compartilhar:

Duduca e Dalvan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/show - duduca_e_dalvan_poster.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ballet Stagium<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/show - stagium.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Projeto Guri <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/show - projeto guri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ballet Stagium<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/show - stagium 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roger e Rogério <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/show - roger e rogerio 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 9/6, a Assembleia Legislativa de São Paulo encerrará a campanha SOS Norte-Nordeste, que coletou donativos para as 400 mil vítimas atingidas pelas fortes chuvas naquela região. O presidente da Assembleia, Barros Munhoz, fará a entrega de certificados aos parceiros da campanha. A campanha teve o apoio de deputados, como de Luiz Carlos Gondim (PPS), além dos funcionários e do efetivo da Polícia Militar da Assembleia, que arrecadaram cerca de 30 toneladas de roupas, alimentos e materiais de limpeza.

O evento será aberto às 19h pelo Projeto Guri " Polo Amácio Mazzaroppi. A seguir, o Ballet Stagium apresentará "Coisas do Brasil", coreografia de Márika Gidali e Décio Otero. No estacionamento da Assembleia, as apresentações seguirão, com as duplas sertanejas Duduca e Dalvan, Junior e Eduardo, Roger e Rogério e do forró universitário do Sistem Ópera.



Parceiros e doações



Dentre as entidades que apoiaram a campanha SOS Norte-Nordeste, está o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), representado por José de Abreu e pela sua presidente, Renata de Abreu. As empresas Broto Legal Alimentos, Camil Alimentos, Kikaldo Alimentos, através de seus presidentes, Paulo Sorti, João Carlos Alves e Mauro Bortolanza, doaram duas toneladas de feijão. Milhares de latas de óleo foram cedidas pelas empresas Cargill e Sadia. Também houve colaboração de João Alterio, presidente da Montevergine, tradicional empresa de doces.

As presidentes dos Fundos de Social de Solidariedade das cidades de Santos, Maria Silvia Papa, Piracicaba, Sandra Regina Bonsi Negri, e Itapevi, Ruth Gianezzi, além do prefeito de Borborema, Jorge Seres Jr., e do vereador Dorival de Andrade, presidente da Câmara Municipal de Óleo, trouxeram a arrecadação de suas cidades. Também trará as doações recolhidas na diocese de Santo Amaro pelo bispo dom Fernando Figueiredo.

Os shows terão início às 19h e serão gratuitos, mas pede-se que os espectadores tragam um quilo de alimento não-perecível para somar às doações.



Projeto Guri



O Projeto Guri nasceu em 1995, na Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. A partir de 2004, passou a ser administrado pela Associação Amigos do Projeto Guri, qualificada como Organização Social de Cultura, tendo como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical.

O Projeto Guri oferece gratuitamente aulas de instrumentos de cordas, cordas de arco, sopros, percussão e canto coral, proporcionando aos alunos o contato com valores implícitos no ensino musical, dentre eles a concentração, a disciplina, o trabalho em grupo, o respeito às diferenças e a apuração da sensibilidade. Leva às crianças e adolescentes a oportunidade de conhecer o mundo da música e promove a união desses jovens em torno de valores comuns, como a dedicação aos estudos e a importância de uma atitude positiva diante dos desafios.



1995 - Bachianas Brasileiras, Bolero de Ravel e Beethoven " Primeira apresentação pública com 181 crianças.



1996 - Guri na Fundação Casa (antiga Febem)



1997 - Guri e Toquinho - Jovens da Fundação Casa e do Polo Amácio Mazzaropi se apresentam com o cantor e compositor Toquinho



1998 - Guri para todos - Em julho, no 29º Festival de Inverno de Campos do Jordão, os jovens do Projeto Guri são aplaudidos por mais de mil pessoas.



1999 - Mostra Regional - Ocorre a I Mostra Regional do Projeto Guri, realizada no município de Osvaldo Cruz, interior de São Paulo, evento que reúne nove pólos do projeto em apresentação ao público. Em novembro, sai o primeiro CD do Guri, em parceria com o jornalista Marcelo Duarte: o álbum "Ouviram do Ipiranga", que traz os Hinos Nacional, da Independência e da República.



2000 - Herdeiros do Futuro - Recebem o Prêmio Multicultural Estadão na categoria "Melhor Projeto de Fomento à Cultura", e ainda é representado no The Future of Our Children Meeting (Encontro sobre o Futuro das Nossas Crianças), evento realizado entre 4 e 8 de setembro em Genebra, na Suíça. Ainda neste ano, lançam o segundo CD: "Herdeiros do Futuro", com Toquinho, padrinho artístico dos Guris.



2001 - Guri, Fortuna e II Chiasso e La Parola - Participação no II Chiasso e La Parola " Progetti per Adolescenti in Contesti Metropolitani, um círculo de palestras realizado entre 22 e 24 de fevereiro em Nápoles, na Itália.



2002 - Guri em favor da infância - São escolhidos pelo Ministério da Educação para representar o Brasil na ONU, durante a Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas em Favor da Infância, realizada em Nova York, com duas alunas violinistas do Projeto Guri.



2003 - Recebem um importante prêmio: a Comenda da Ordem do Cavaleiro, oferecida pela Presidência da República, por indicação do Ministério da Cultura.



2005 " Intercâmbio cultural na África do Sul - Única instituição brasileira convidada a participar da 1ª Conferência Orquestral da África do Sul, evento organizado pela WASBE-SA (World Association for Symphonic Bands and Ensembles South Africa). O evento foi realizado na Cidade do Cabo, no Artscape Theatre Centre, entre 3 e 6 de agosto de 2005.



2006 " Grande expansão do Guri - Em dezembro de 2006, 260 alunos de diversos pólos se apresentaram na Sala São Paulo sob a regência do Maestro John Neschling, diretor artístico da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).



2007 - Apresentaram-se com uma das lendas da história do rock internacional: Roger Waters. Um coral de quinze jovens sobe ao palco com o músico para cantar Another Brick in the Wall, vestindo a camiseta com a mensagem "O medo constrói muralhas". Nesse mesmo ano, em recepção solene ao Papa Bento XVI, vinte jovens do Guri cantam a música "Acolhida ao Papa Bento XVI", no Campo de Marte, com a presença do governador do Estado de São Paulo, José Serra.

As crianças do Projeto Guri tocaram ao lado de grandes nomes da música como Arthur Moreira Lima, Milton Nascimento, Yamandú Costa, Jair Rodrigues, Osvaldinho da Cuíca, Bia de Luca, entre outros.



Ballet Stagium



Em 1971, nasceu a Fundação do Ballet Stagium, utilizando em suas criações as vertentes universais da dança com aspectos típicos brasileiros. Conquistou o público que até então, por desconhecimento, era avesso às manifestações coreográficas.

Suas produções, com capacidade de adaptação aos mais diversos tipos de espaço, permitiu e permite apresentações em pátio de escolas públicas da periferia dos grandes centros, favelas, igrejas, praias, hospitais, estações de metrô, em palcos flutuantes, em presídios ou no chão batido das terras indígenas.

Marika Gidali e Décio Otero, diretores do Ballet Stagium, trabalham desde 1974 no estúdio localizado na Rua Augusta, São Paulo, desenvolvendo um programa de pesquisas em várias linguagens de dança.

Vários compositores criaram partituras originais para o stagium, como Milton Nascimento, (Missa dos Quilombos), Egberto Gismonti (Pantanal), William Sena (O Homem do Madeiro), Aylton Escobar (Quebradas do Mundaréu), André Abujamra (Shamain) e Marcelo Petraglia (Luminescência) .

O Stagium foi a primeira companhia nacional a utilizar trilhas sonoras da MPB: Pixinguinha, Waldir Azevedo, Geraldo Vandré, Chico Buarque, Lamartine Babo, Ari Barroso, Lina Pesce, Cartola e muito outros.

Em 1974, durante a turnê da companhia sobre a barca Juarez Távora, no rio São Francisco, participando do projeto de Pascoal Carlos Magno "Barca da Cultura", o Stagium conscientizou-se da possibilidade de utilizar a dança como instrumento fundamental no processo sócio-educativo. Partindo do princípio de o que fazer, onde fazer, como fazer, para quem fazer, Marika e Décio criaram inúmeros projetos sociais.

Projeto Stagium vai às escolas - este projeto objetiva a realização de espetáculos temáticos nos espaços escolares transformados, pela equipe técnica da companhia, em espaços culturais.

Projeto dança à serviço da educação - proporciona às crianças e adolescentes o contato direto com o universo da beleza, da harmonia e expressividade, dando-lhes motivações para reinterpretar, com clareza, o tema apresentado no espetáculo.

Projeto Stagium leva estudantes ao teatro - apresentar espetáculos do repertório da companhia que enfocam história, teatro e literatura do Brasil, como "Coisas do Brasil" (a colonização), "Batucada" (gestual do homem brasileiro), "Missa dos Quilombos" (a presença africana no brasil), "Dança das Cabeças" (o processo de migração no brasil), "Kuarup" (genocídio de tribus indígenas), "Floresta do Amazonas" (questão ecógica), Pantanal" (preservação do meio-ambiente), "Dance lá que eu danço cá" (valorização do homem rural), "Sonhos" (pintores surrealistas), "Anjos da Praça" (literatura de cordel), "Paulistânia" (retratos da cidade de São Paulo), entre outros.



Duduca e Dalvan



Duduca & Dalvan, é a dupla que revolucionou a música sertaneja ao introduzir instrumentos como guitarra, bateria, baixo e metais, que até então, não eram usados.

São 25 anos de carreira com grande êxito. O CD "Duduca e Dalvan" tem participações de Theodoro e Sampaio e Frank Aguiar, nas canções "Espinheira" e "Tou que nem um canhão", "Meus Pedaços" e "Berrante de Ouro", que são grandes sucessos.

Duduca, Almir Sales, nasceu na cidade de Londrina, Paraná, e Dalvan, paranaense de Planaltina do Paraná, iniciou a carreira em 1978, ao lado do ex-parceiro Duduca, falecido em 17 de fevereiro de 1986.

Esta nova formação da dupla é um presente para a música sertaneja.



Júnior e Eduardo



Dia 8 de julho de 2007 marcou a estréia da dupla Junior & Eduardo. Sucesso absoluto, a dupla lotou a casa de shows Arena Sertaneja Show com público estimado em 3.500 pessoas. Muita alegria, descontração e boa música fizeram desse espetáculo o primeiro de muitos e mostrando ao mundo para que vieram.

A dupla conquistou o país com seu sucesso "Eu te Preciso".



Roger e Rogério



Em 2000, surgiu na região do ABC paulista a dupla Roger & Rogério. No início as apresentações eram apenas em bares da região, mas, com o passar do tempo, a dupla ganhou respeito e admiradores e participam das maiores festas de peão do país.

Com pegadas do estilo "Sertanejo Universitário, a dupla está gravando um novo CD que tem como objetivo conquistar um novo público: Os novos amantes da música sertaneja.

alesp