Sessão solene homenageia profissionais da saúde


09/05/2008 18:11

Compartilhar:

Profissionais da saúde recebem homenagem na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/mesa (1 of 7)a.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Trabalhadores da Saúde <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/geral (1 of 4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os trabalhadores da saúde foram homenageados nesta sexta-feira, 8/5, em uma sessão solene realizada na Assembléia Legislativa, a pedido do deputado Rafael Silva (PDT), que presidiu a mesa. O evento contou com a presença do presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira.

No dia 12 de maio comemora-se o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, classe que conta com mais de 330 mil profissionais no Estado. "É muito importante o reconhecimento do valor dos trabalhadores dessa área. Sem a atuação deles, a população seria certamente prejudicada", afirmou o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP).

"A dedicação desses profissionais faz toda a diferença. São eles que cuidam do paciente depois que o médico vai embora", disse deputado Davi Zaia (PPS). O deputado Hamilton Pereira (PT) ressaltou que o bem-estar do povo brasileiro é garantido por estes profissionais, ao afirmar que "saúde é fundamental na vida das pessoas, sem ela ninguém trabalha, ninguém estuda, ninguém faz nada".

Nessa área profissional, segundo o deputado Cido Sério (PT), "é fundamental que haja dedicação e uma capacidade especial em cuidar dos outros com paciência e muito carinho".

A emergência da diminuição da jornada de trabalho para os profissionais da saúde foi abordada na cerimônia por Antônio Carlos dos Reis Salim, 1º secretário da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e presidente do Sindicato dos Eletricitários do Estado de São Paulo: "a jornada de trabalho dos profissionais da saúde tem de ser diferente, pois eles são trabalhadores que dão sua vida em favor dos outros".

Representando toda a categoria no Estado, 11 pessoas foram homenageadas na solenidade. "É muito importante para nós receber essa homenagem do povo de São Paulo e vale lembrar as palavras de Fernando Pessoa: "o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem". Esta sessão ficará para sempre em nossos corações", afirmou Edison Laércio de Oliveira, um dos homenageados.

A falta de valorização da categoria foi lembrada pelo deputado Rafael Silva (PTD). "Em um pais onde jogadores de bola e artistas são celebridades, os profissionais que cuidam da saúde também deveriam ser prestigiados, pois são eles que, em seu anonimato, ajudam as pessoas na hora em que elas mais precisam", ressaltou.

alesp