Deputado reúne prefeitos, lideranças e produtores rurais em Pedrinhas Paulista


12/03/2008 20:34

Compartilhar:

Mauro Bragato, prefeitos e líderes políticos da região<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BRAGATO PEDRINHAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Mauro Bragato (PSDB) participou nesta segunda-feira, 10/3, de uma reunião em Pedrinhas Paulista, região de Assis. O evento contou com a presença de representantes de 23 municípios, sendo prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores e, principalmente, diretores de associações de produtores rurais do Vale do Paranapanema, região rica em terras vermelhas e farta em soja, trigo, milho e cana-de-açúcar.

O primeiro momento do encontro marcou a inauguração de 3,5 quilômetros de estradas rurais recuperados pelo programa Melhor Caminho na cidade. Logo após, todos se reuniram no Centro Cultural. Mais de 300 produtores rurais ouviram o secretário-adjunto da Agricultura e Abastecimento, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, falar sobre a nova fase do programa de Microbacias Hidrográficas, que conta com o apoio do governador José Serra. Foi abordada a importância da continuidade do programa, de grande sucesso em todo o oeste, região à qual o governador José Serra tem dado prioridade.

A parceria entre a secretaria e prefeituras foi fartamente comentada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema e prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi, que falou representando os prefeitos do Vale. O Programa Melhor Caminho, na região, vem sendo executado em parcerias com os prefeitos e tem permitido, com os recursos contratados, que seja recuperado o dobro da extensão de estradas rurais. Gozzi ressaltou, também, a necessidade da intensificação do programa de Microbacias Hidrográficas.

Mauro Bragato foi marcante na sua fala, seguida de muitos aplausos. Falou da importância do Programa Melhor Caminho e do Programa das Microbacias Hidrográficas. Solicitou ao secretário todo o empenho para a agilização dos programas necessários ao escoamento da safra e melhoria da qualidade de vida do produtor e do trabalhador rural. O objetivo é gerar mais emprego e renda para o produtor.

O parlamentar discorreu ainda, com certa veemência, sobre um tema de interesse dos pequenos produtores rurais: a necessidade de que sejam revistos os critérios de controle e erradicação dos cítricos que, hoje, sobre a supervisão do Fundecitrus não atendem às necessidades dos pequenos produtores para o comércio local e para o consumo familiar. Informou que lutará, na Comissão da Agricultura da Alesp, para que o controle do cancro cítrico, praga que ataca as plantações, passe a ser exercido pela Secretaria da Agricultura.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp