Aline Cristina: "prefiro a parte estratégica"

Parlamento Jovem
01/09/2003 20:26

Compartilhar:

Aline Cristina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Aline.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

"Os principais problemas enfrentados pelo país são o desemprego e as péssimas instalações na área de saúde e educação", declarou a deputada jovem Aline Cristina Soares Prado, em entrevista ao Diário da Assembléia, apontando como solução um maior investimento nessas áreas.

Aline, 14 anos, foi eleita 1ª secretária do Parlamento Jovem (PJ) em 2002, pelo Partido da Educação, quando apresentou projeto que visava à implantação de redes de acesso a Internet em bibliotecas públicas de todo o Estado.

Atualmente cursando a 8ª série do Ensino Fundamental, no Liceu Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, comenta que seus professores já começaram a divulgar a 5ª edição do Parlamento Jovem durante as aulas de geografia e história, e a escola está agendando reuniões com os alunos interessados em participar do projeto neste ano.

A jovem se diz muito empenhada em relação aos assuntos da escola. "Participo das atividades realizadas no Liceu, gosto de liderar grupos de trabalho e tenho um bom relacionamento com todos os professores, com funcionários e com os colegas de classe", declarou. E acrescenta: "Na minha escola não há um grêmio, mas gostaria muito que fosse implantado um. Com certeza, ajudaria na organização".

Aline fala também dos trabalhos que sua escola realiza, como as atividades de entrosamento de alunos, eventos como o Show de Talentos e outras atividades para os alunos demonstrarem o que sabem e gostam de fazer. "Sempre participo dessas atividades, geralmente lendo alguma poesia ou texto, encenação ou número de dança", informou, lembrando também das gincanas, das quais participa organizando a equipe e recolhendo dados. "Prefiro a parte estratégica", declarou.

Sobre o convívio familiar, a deputada jovem diz ter um convívio natural com seus pais: "nada muito conservador nem muito liberal. Discuto temas ligados à política com meu pai. Assistimos a telejornais diariamente, para estarmos sempre a par dos acontecimentos mundiais", comenta, dizendo que lê jornais diariamente e, freqüentemente, revistas e livros.

Aline fala que está antenada no momento político atual: "Tenho acompanhado os acontecimentos referentes às reformas da Previdência e Tributária e as questões econômicas do país".

Para Aline, "ser deputada jovem é uma grande oportunidade de expor idéias e

conhecer o que outros jovens pensam em relação aos problemas sociais. Após

ter participado do PJ, minha visão sobre a política do país ficou bem mais

esclarecida e sempre procuro me inteirar dos assuntos políticos nacionais e

internacionais".

A jovem deputada parabenizou a Assembléia Legislativa pela iniciativa de organizar o PJ anualmente e agradeceu o apoio da escola, lembrando os professores Meire Falque e João Vicente pela dedicação e pelo conhecimento compartilhado.

Participe

A 5ª edição do Parlamento Jovem Paulista, que neste ano vai receber alunos do Ensino Médio, acontece na Assembléia Legislativa no dia 14 de novembro de 2003. As inscrições estão abertas até 29 de setembro próximo. Mais informações no site da Assembléia: www.al.sp.gov.br, no ícone Parlamento Jovem.

alesp