Conselho da Paz homenageia Sérgio Vieira de Mello


03/09/2003 21:04

Compartilhar:

Homenagem a embaixador reúne integrantes do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/paz30903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solenidade foi realizada no Auditório Franco Montoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/pazA030903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Redação

O Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz prestou homenagem nesta quarta-feira, 3/9, ao embaixador da ONU Sérgio Vieira de Mello, morto recentemente em atentado no Iraque. No ato solene também foi dada posse aos parlamentares que integram o Conselho.

Representando o Conpaz, o procurador Carlos Dutra informou que o Conselho foi criado sob inspiração do Conselho Mundial ligado à Unesco. "Este ato reafirma a necessidade de consolidar um pacto de desenvolvimento da harmonia humanista."

O diretor do Centro de Informações do Escritório da ONU no Brasil, Carlos Vieira Santos, agradeceu em nome da Organização a homenagem a Vieira de Mello, e a estendeu a todos os colegas mortos no atentado. "É uma missão difícil visitar localidades destruídas pela guerra, mas compensa a sensação de saber que uma semente de paz foi deixada em cada lugar que estivemos."

Após empossar os parlamentares que integram o Conselho, o presidente da Assembléia, Sidney Beraldo, lamentou o fato de uma organização tão importante como a ONU ter tido sua atuação atropelada ao longo dos anos, após sua criação no final da 2ª Guerra.

Para Beraldo a paz não é apenas eliminar a guerra, porém propiciar a inclusão social e permitir que toda a população tenha acesso ao desenvolvimento.

Estiveram presentes ao ato solene o secretário adjunto de Justiça e Defesa da Cidadania, José Cazetta Júnior, os deputados Emidio de Souza (PT), José Caldini Crespo (PFL), Marquinho Tortorello (PPS), Célia Leão (PSDB), Said Mourad (PFL), Ítalo Cardoso (PT), Afonso Lobato (PV), Ricardo Castilho (PV), Sebastião Arcanjo (PT), Pedro Tobias (PSDB), Renato Simões (PT), Simão Pedro (PT) e Roberto Felício (PT).

alesp