Luciana Grimailoff detalha sua crônica através do trinômio matéria-luz-espaço

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
27/06/2008 09:19

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Jogo dos espaços" Clique para ver a imagem "> Luciana Grimailoff<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/LucianaBrandao-jdosespacos[1].jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luciana Grimailoff possivelmente preferiria para sua pintura o termo "crônica" em vez da referência "história". Além da incidência existencial do ser humano, sua forma de se expressar e o método pictórico que utiliza realizam juntos uma variante empírica de adesões e sobreposições de matérias cromáticas e mentais. Elas constituem um verdadeiro "relato" do desenrolar da obra que vai da temática construtivista à pintura e desta à imagem.

O extrato matérico de sua pintura não é tão-somente incidental ou por gosto sensitivo uma espécie de crescimento físico na sua busca do ¨homem- indivíduo¨ através das sondas do "sentimento-ciência" da pintura, mas um contato ininterrupto de ondas magnéticas contínuas existentes internamente até criar uma consciência ideológica, de onde redunda uma psicologia completa das relações entre visão e forma e entre imagem e expressão.

Além da temática conceitual que caracteriza a produção de Luciana Grimailoff, a cor constitui o incontestável dominador absoluto de suas obras. Se de um lado podemos observar uma mais meditada busca de valores essenciais da percepção visual, de outra parte encontramos o desenvolvimento das formas com conseqüente rigidez da composição e da própria percepção.

Na obra "O jogo dos espaços", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a artista elabora seu quadro através de estruturas construtivistas, que se liberam no espaço em movimentos flutuantes, e prospecta a forma como síntese absoluta do trinômio matéria-luz-espaço: elementos comunicantes de um contexto pictórico equilibrado, que se sustenta através de espaços cromáticos significativos.



A artista

Luciana Brandão Grimailoff nasceu em 1972 na cidade de Itapeva, no Estado de São Paulo. Viveu boa parte de sua infância no interior, transferindo-se para São Paulo aos 14 anos de idade. Formou-se em direito, profissão que exerce paralelamente às suas atividades artísticas.

Inicialmente autodidata, a partir do ano 2000 começou a freqüentar um curso de pintura com a artista Maria Luiza Lavarello. Fez ainda cursos sobre cores e técnicas das mais variadas: carvão, óleo e acrílico sobre tela, especializando-se atualmente em arte contemporânea dentro de uma linha construtivista.

Realizou exposições em diversas cidades do interior e em São Paulo, na Casa da Fazenda, Frans Café Galeria e Galeria de Las Artes. Suas obras encontram-se em acervos particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp