Debate sobre orçamento estadual bate recorde de participação em Bragança Paulista

Audiência Pública em Bragança Paulista TEXTO FINAL
31/08/2005 18:30

Compartilhar:

Deputado Edmir Chedid participa do debate sobre orçamento estadual em Bragança Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/edmir orcamento.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Lideranças políticas somaram-se à população da região de Bragança Paulista para reivindicar em favor de seus municípios e propor sugestões que podem ser incluídas no Orçamento do Estado para 2006.

Cerca de 400 pessoas participaram da reunião na Câmara Municipal de Bragança Paulista, nesta segunda-feira, 29/9, que, segundo o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, deputado José Caldini Crespo (PFL), bateu todos os recordes de participação das sessões já realizadas pela comissão para debater o orçamento.

A grande participação popular e a presença de 47 vereadores, seis prefeitos, seis vice-prefeitos, três ex-prefeitos da região, além de 180 formulários propondo sugestões, ratificaram a liderança política exercida na região pelo deputado Edmir Chedid, que é relator do orçamento.

A sessão programada para durar duas horas e meia, das 15h30 às 18h, estendeu-se até às 20h30, dada a expressiva participação da população. Foram mais de cinco horas de debate e de apresentação de propostas pelos representantes das cidades da região, que foram catalogadas pelo relator.

O prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid, apresentou um documento contendo 58 propostas que visam o desenvolvimento da região, priorizando as seguintes: conclusão da segunda etapa do Hospital Bom Jesus; implantação de campus da Unesp; implantação da Fatec; duplicação da Rodovia Capitão Barduíno; pavimentação da vicinal que liga Bragança a Morungaba (também proposta pelo presidente da Câmara de Morungaba); pavimentação da vicinal que liga Bragança a Vargem; ampliação do prédio do Fórum; implantação de estação de tratamento de esgoto; verba para a Santa Casa de Misericórdia; construção de anel viário interligando as rodovias Capitão Barduíno SP-08 e Alkindar Monteiro Junqueira SP-63; construção de anel viário ligando a SP-63 e Fernão Dias; aumento do efetivo policial civil e militar; implantação do ensino médio nas escolas; instalação de usina de reciclagem e atamento do lixo em caráter regional; redução do ICMS nas regiões que fazem divisa com o Estado de Minas Gerais, visando a instalação e manutenção de indústrias no Estado de São Paulo; e pagamento de royalties pela água retirada do município e levada para São Paulo pela Sabesp.

A despoluição de rios que cortam a região e pavimentação de estradas vicinais foram as principais reivindicações apresentadas pelos prefeitos de Tuiuti, Socorro, Morungaba e Joanópolis. José Costa, prefeito de Joanópolis, acrescentou às reivindicações o asfaltamento da estrada que liga o município a São José dos Campos, além de investimentos por parte da Sabesp no município, que, segundo ele, tem potencial para abastecer toda a região.

Representantes de Serra Negra, Amparo e Pinhalzinho priorizaram o envio de recursos para os hospitais de seus municípios.

A construção do Fórum local, mudanças no critério de repasse do ICMS e a recuperação da ponte que liga o município a Socorro foram sugestões apresentadas pelo vereador Carlos da Costa, de Águas de Lindóia.

Para o relator do Orçamento, deputado Edmir Chedid, Bragança Paulista e região participaram e corresponderam de acordo com a posição que ocupam no contexto político-administrativo do Estado. Segundo o parlamentar, a audiência evidenciou que o governo estadual precisa olhar com mais carinho para a região. Chedid enfatizou, ainda, que esses encontros proporcionam ao cidadão, aos representantes de organizações sociais e às autoridades locais ferramentas para que encaminhem aos parlamentares suas propostas sobre gastos e investimentos do Estado. "Como relator, pretendo analisar todas as sugestões apresentadas", concluiu.



echidid@al.sp.gov.br

alesp