OAB de Taubaté discute segurança da Casa de Custódia


09/12/2008 19:15

Compartilhar:

Encontro debate formas de aumentar a segurança na Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté e do seu entorno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/AFONSO LOBATO CUSTODIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um encontro com lideranças de vários segmentos sociais vai discutir, nessa quarta-feira, 10/12, formas de aumentar a segurança na Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté e do seu entorno. A reunião foi organizada pela Frente Parlamentar em Defesa dos municípios do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte, formada por seis deputados estaduais que representam a região, sob presidência do deputado Afonso Lobato (PV).

A abertura do encontro será às 20h e a expectativa é de que cerca de cem pessoas participem do evento na subsede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Taubaté. Entre os convidados, estão representantes das pastorais, do Conselho de Pastores, Conselho da Comunidade, Ministério Público, Associação de Moradores e vereadores.

O debate sobre a segurança da Casa de Custódia reacendeu depois da última tentativa de fuga em massa, no dia 15 de novembro, quando os cerca de 240 presos do local por pouco não ganharam as ruas. A Frente Parlamentar se mobilizou por causa da sensação de insegurança que se agravou entre moradores e comerciantes do entorno do estabelecimento, que foi fundado em 1955 e é considerado de segurança máxima. "Com o passar dos anos, o presídio foi cercado pela expansão imobiliária, e hoje os moradores sentem-se ameaçados a cada motim e ameaça de fuga", comenta Afonso Lobato.

No último dia 6, Lobato e o deputado Carlinhos Almeida (PT) visitaram a Casa de Custódia representando a Frente Parlamentar, acompanhados do presidente da Câmara Municipal, Luiz Gonzaga. O resultado dessa vistoria também será apresentado no debate.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp