Museu de Arte - Leandro: força cósmica composta por sutileza cromática e clareza nas formas


04/03/2009 14:29

Compartilhar:

Leandro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/Massarani Leandro artista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Explosão Cósmica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/Massarani Leandro Obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na sua linha abstrata, Leandro soube escolher decisivamente uma via de nossos tempos, a anticonformista. Ele conseguiu manter uma fisionomia própria, ligada a uma linha de pesquisa tipicamente dirigida à sutileza do jogo cromático que se traduz na clareza da forma.

Suas qualidades emergem na relação estabelecida entre linguagem e sentimento: do absoluto e do belo. No atual clima de nossas artes, o artista confiou sua sensibilidade a um expressionismo instintivo, que, mais do que outro futuro pictórico, faz transparecer sua incisiva personalidade.

O ritmo colorístico de Leandro o coloca sobre um plano singular, cuja ascensão é e será rápida e convincente. De singular têmpera cromática, o jovem artista é um pintor de instinto, cuja pintura consegue organizar e estruturar os estímulos cinéticos e vitais até transmitir sua carga emotiva.

O seu pintar impulsivo é determinado pelo ritmo de vida que o homem imprime, no qual tudo se torna um fato essencial à sua realização. Na obra "Explosão Cósmica", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a cor também soluciona a específica função do seu dinamismo vital e de sua força cósmica.



O Artista



Leandro, pseudônimo artístico de Leandro Melo Santos, nasceu em São Paulo, em 1979.

Participou de diversas exposições, individuais e coletivas, destacando-se entre elas: Secretaria de Cultura, Santa Isabel, SP; Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba, SP; "Primavera", Galeria de Arte Arlette Mello; XV Salão da Primavera, Mogi-Shopping (1997); "Abstratos de Efeito", Restaurante The Sky, Jardins; Teatro Municipal de Mogi das Cruzes, SP; III e IV Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping; Praça de Eventos do Mogi-Shopping; Banco Banespa, Casa Verde, SP; Shopping Portal do Morumbi, SP; Espaço Cultural OAB, Mogi das Cruzes, SP (1999); Rede Record, SP; Mostra "Plenitude", Mogi-Shopping, Mogi das Cruzes, SP (2000); "Modulações", OAB/SP, Mogi das Cruzes, SP; Mostra Nuances I e II no Shopping Interlar Aricanduva e III e IV na OAB de Mogi das Cruzes, SP (2001); "Segredos Revelados", Continental Shopping, SP (2002), e no Espaço Cultural V Centenário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O artista possui obras em coleções particulares e oficiais e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp