Unidade móvel do Via Rápida Emprego vai a São Bernardo


01/02/2012 15:09

Compartilhar:

Morando (à dir.) junto ao governador e outras autoridades<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2012/MORANDOunidadeMOVELp.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orlando Morando, líder do PSDB na Assembleia Legislativa, garantiu que uma das quatro unidades móveis do Via Rápida Emprego " programa do governo do Estado que promove capacitação profissional -, apresentadas nesta terça-feira, 31/1, pelo governador Geraldo Alckmin, vai para o Grande ABC, especificamente para São Bernardo do Campo.

Em 2012, o Via Rápida Emprego passa a contar com quatro unidades móveis: soldagem, vestuário, hospitalidade e imagem pessoal, que percorrerão mais de 30 municípios.

"A previsão é que em março a unidade de soldagem esteja em São Bernardo. Ela é equipada com painel simulador e dez cabines com ferramentas para a realização de aulas práticas. É uma grande conquista para a população que terá a oportunidade de ter uma capacitação profissional e, ainda, vamos amenizar a carência de mão de obra qualificada, em diversos segmentos na região", comentou o deputado.

As carretas possuem área interna de aproximadamente 60 m² e são equipadas com instrumentos necessários para cada tipo de curso. Elas possuem capacidade para atender até 20 alunos por turma. As aulas terão duração de 80 a 100 horas e serão realizadas de segunda a sexta-feira, em três períodos.

Durante o evento, também foram anunciadas as 125 mil novas vagas do programa para 2012. Até a segunda quinzena de maio serão oferecidas 41 mil. Desse total, 7,3 mil já estão disponíveis para 40 municípios e serão executadas até abril. São 3.068 vagas na capital, 896 na Grande São Paulo e outras 3.336 no litoral e interior.

Esse ano serão oferecidas mais de 150 opções de cursos, entre elas: informática, soldagem, tapeçaria, auxiliar administrativo, garçom, hotelaria, operador de máquinas agrícolas, eletricista, corte e costura, cabeleireiro, produção de açúcar e álcool, camareira.

As inscrições para os cursos do Via Rápida Emprego já estão disponíveis e podem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. Os documentos necessários são RG e CPF. Os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.(jr)



omorando@al.sp.gov.br

alesp