Legislativo paulista comemora o Dia Internacional da Mulher


07/03/2008 19:38

Compartilhar:

Deputado Olímpio Gomes (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOL MULHER major olimpio-9ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOL MULHER presentes-27ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOL MULHER GERAL 280 ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dorina Nowil, Myryan Athie, Célia Leão, Linamara Rizzo Battistella e João Barbosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOL MULHER MESA 171-ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Myryan Athie, Célia Leão e linamara Rizzo Battistella<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOL MULHER 013ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa antecipou para esta sexta-feira, 7/3, a homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A tônica da sessão solene, solicitada pela deputada Célia Leão (PSDB), foi a desigualdade social pela qual a mulher ainda passa, não obstante as conquistas obtidas até aqui. Representantes de várias regiões da capital, bem como caravanas de Ferraz de Vasconcelos e Guaianazes, lotaram o Plenário Juscelino Kubitschek.

Durante o ato, mulheres de segmentos sociais diversos receberam homenagens pelo trabalho que desenvolvem em favor da população. Entre elas, a vereadora Myryam Athie, da Câmara Municipal de São Paulo; Deise Benedito, da ONG Fala Preta; Dalva Christofoletti, do Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas; Dorina Nowill, da Fundação Dorina Nowill para Cegos; Yeda Villas Boas, funcionária da Secretaria Geral Parlamentar da Alesp, e a médica Linamara Rizzo Battistella, diretora do Hospital das Clínicas " Linamara também vai ocupar, em breve, a Secretaria da Pessoa com Deficiência, recém-instituída.

Myryam Athie chamou a atenção para a importância da participação feminina no cenário político. Ela levou as presentes à reflexão ao citar que dos 81 senadores, somente 10 são mulheres, dos 513 deputados federais, 46 são do sexo feminino, e dos 55 vereadores na câmara paulistana, 7 é o número de mulheres. "Se somos mais da metade da população, por que não temos o mesmo percentual de cadeiras ocupadas pelos homens nas assembléias e câmaras municipais? Onde estamos falhando ou nos omitindo?", questionou Athie.

Neste sentido, Linamara Rizzo lembrou da postura ousada de Carlota Joaquina, que marcou sua época ao ingressar na política. A médica destacou, ainda, a atuação da deputada Célia Leão em defesa dos deficientes físicos. "Só teremos uma sociedade mais justa se respeitarmos as diferenças", advertiu.

Os deputados Olímpio Gomes (PV) e João Barbosa (DEM) também compareceram à solene para prestigiar a platéia. Em seu discurso, Olímpio Gomes disse que alguns preconceitos precisam ser quebrados. Para exemplificar, o major da Polícia Militar citou a discrepância na ocupação dos altos cargos da corporação. "Hoje, das 8 mil mulheres na PM, 3 delas são coronéis. Em contrapartida, 51 homens estão neste posto", apontou.

João Barbosa elogiou a dedicação profissional de Célia Leão e de Yeda Villas Boas, em nome das quais ele parabenizou às demais deputadas e funcionárias do Palácio 9 de Julho. "Yeda entrou na Assembléia em 1947 e já foi secretária de três presidentes desta Casa", completou Célia. Vanessa Damo (PV) também fez uso da palavra para homenagear as mulheres. Na opinião da deputada, "participar na tomada de decisões é o que sabemos fazer melhor", concluiu.

alesp