Deputado receberá título de Cidadão Santista


06/10/2005 18:34

Compartilhar:

Deputado Fausto Figueira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/fausto cidadao 6 out.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia Legislativa, receberá o título de "Cidadão Santista", em solenidade marcada para o próximo dia 19, às 19 horas, na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal de Santos. A concessão do título foi proposta pela vereadora Suely Morgado, líder da bancada do PT na câmara da cidade. Ao justificar a homenagem, Suely destacou a atuação de Figueira como ex-chefe de gabinete e ex-secretário de Turismo na gestão de Telma de Souza na prefeitura, seus três mandatos como vereador e sua eleição para deputado estadual.

A vereadora também justificou a homenagem citando a atuação de Figueira como médico: "Apesar dos inúmeros compromissos políticos, até hoje Fausto Figueira faz questão de não interromper sua carreira de médico, em especial o atendimento gratuito à população da Zona Noroeste, trabalho comunitário que realiza há muitos anos". Para Suely, "muita gente acha que Fausto Figueira é santista da gema, porque o conhecimento e a intimidade dele com a cidade são tão grandes que titubeamos ao avaliar: nasceu ou não nasceu em Santos? Fausto narra em detalhes histórias de dez, vinte, trinta anos atrás sobre personagens e descreve recantos com a segurança de quem conhece a cidade como a palma de sua mão".

Para o deputado, a homenagem é motivo de orgulho: "Escolher uma cidade onde viver, casar, criar os filhos, exercer a sua profissão e dedicar-se a uma causa política é um ato de liberdade e de identidade. O título que Santos me concede, por generosidade da minha companheira de lutas Suely Morgado, é uma das mais gratas homenagens que eu poderia receber, porque amo Santos por opção. Receber esse título da Câmara Municipal é motivo de duplo orgulho. O primeiro é, evidentemente, de ser reconhecido com o filho da terra e o segundo é porque no Legislativo santista aprendi a ser parlamentar".

Fausto nasceu em São Paulo, em 1º de abril de 1947. Veio para Santos para fazer o curso de Medicina. Com a morte de seu pai, voltou para a capital para estudar na USP, onde se formou. No início dos anos 70, veio definitivamente para Santos e começou a dar aulas na Faculdade de Medicina da Fundação Lusíada e coordenar o Plano de Saúde da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa).



fausto@faustofigueira.com.br

alesp