Usina de bioenergia no Pontal do Paranapanema


17/11/2009 16:53

Compartilhar:

Bragato e Serra conversam durante a inauguração da usina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/BRAGATOESERRACONVERSAMDURANTEAINAUGURACAODAUSINA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mauro Bragato (PSDB) participou com o governador José Serra nesta segunda-feira, 16/11, da inauguração da usina ETH Bionergia " Unidade Conquista do Pontal, localizada no município de Mirante do Paranapanema.

A usina instalada pela organização Odebrecht em parceria com a empresa japonesa Sojitz Corporation possui nessa fase investimento de R$ 400 milhões, capacidade inicial de moagem de 2,7 milhões de toneladas por safra e a previsão é de 1,3 mil empregos diretos no plantio e colheita da cana.

O governador José Serra destacou a capacidade produtiva da nova usina. "A Conquista do Pontal, em Mirante do Paranapanema, e a destilaria Alcídia, instalada em Teodoro Sampaio, pertencente ao mesmo grupo, vão gerar juntas 3 mil empregos diretos, moendo 4,7 milhões de toneladas de cana por safra".

Serra ressaltou que a unidade é primeira inaugurada no Estado a cumprir o protocolo ambiental paulista, citando os métodos de replantio das matas ciliares para preservação de mananciais e a extinção das queimadas.

A previsão, segundo o presidente da organização, Marcelo Odebrecht, é de a unidade produzir 140 milhões de litros de etanol na safra 2010/11. Ele explicou que o plantio e colheita da cana serão mecanizados e os operadores industriais foram capacitados em cursos realizados em parceria do Centro Paula Souza com a ETH.

Estiveram presentes na inauguração, os secretários do Meio Ambiente, Francisco Graziano, e da Agricultura, João de Almeida Sampaio; o deputado federal Mendes Thame (PSDB/SP), o ministro japonês no Brasil, Toshio Tonikata, deputados, prefeitos, vices e vereadores.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp