Organização feminina Wizo premia vencedores de concurso de pintura e desenho


06/11/2006 18:14

Compartilhar:

Etejane Hepner Coin <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/wizo16-ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hall Monumental da Assembléia Legislativa, a 17ª edição do Concurso Wizo de Pintura e Desenho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/wizo11-ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento realizado pelo deputado Arnaldo Jardim <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/wizo07-ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Voltada a alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual, encerrou-se nesta segunda-feira, 6/11, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa, a 17ª edição do Concurso Wizo de Pintura e Desenho, com a premiação dos vencedores. Tendo como objetivo instigar os jovens à pesquisa e à realização de trabalhos artísticos, o evento aborda a cada ano um tema de alta relevância para o planeta. Neste ano, o mote foram as novas fontes de energia, especificamente no eixo Brasil"Israel.

A meta da 17ª edição foi motivar o aluno a refletir e a pesquisar sobre a adoção de novas tecnologias, mais eficientes, mais limpas e com economia de matérias-primas e de energia, mostrando a possibilidade de conviver em harmonia com a natureza e respeitar o meio ambiente. Cabia ao aluno, ainda, desenvolver seu trabalho destacando as semelhanças e diferenças entre os dois países.

Os participantes do concurso " cerca de mil alunos de escolas estaduais da rede oficial de ensino " foram convidados a criar trabalhos plásticos, como pintura, colagem ou desenho em cartolina, em tela ou papel, e orientados por seus professores a expressar sua visão e percepção do assunto proposto.

O julgamento foi realizado por dois júris: o "aberto", formado por ativistas, voluntários e interessados de um modo geral, em 24/10; e o "oficial", composto por personalidades de destaque na área cultural e artística, em 25/10 (na sede da sociedade). O concurso contou com o apoio da Secretaria da Educação do Estado e do banco Bradesco, entre outros parceiros. A curadoria e coordenação ficaram a cargo de Sema Petragnani, com apoio de Rosa Motta e ativistas do movimento.

Os prêmios para os vencedores incluíram uma viagem aérea para Brasília, com estadia de três dias e city tour para aluno e professor, além de aparelhos de MP3, videogames, kits de pintura e livros.

O evento, realizado por iniciativa do deputado Arnaldo Jardim (PPS), contou com a presença de representantes da organização feminina Wizo, entre eles a presidente Etejane Hepner Coin e a vice-presidente Sarita Rawet, além do secretário de Estado do Meio Ambiente, José Goldemberg, que entregou o prêmio ao primeiro colocado no concurso. De acordo com a presidente da entidade, a intenção dos organizadores do evento é promover o intercâmbio entre Brasil e Israel por meio da troca de informações sobre a cultura e a economia das duas nações.

A entidade

A Wizo é um movimento internacional fundado por mulheres israelitas em 1920, na Inglaterra. Segundo suas dirigentes, atua em prol do bem-estar da população de uma forma geral e em especial dos cuidados com a mulher, a infância, a juventude e os idosos, preocupando-se em garantir qualidade de vida em resposta aos desafios de sobrevivência na atualidade. Hoje a entidade conta com mais de 250 mil mulheres ao redor do globo, tem representatividade na ONU e é reconhecida como organização não governamental beneficente por instituições internacionais, como a Unicef.

O início dos trabalhos da entidade no Brasil data dos anos 1930, com o estabelecimento da Organização Feminina Wizo de São Paulo. Além do trabalho de benemerência, outra preocupação do movimento é não perder de vista o intercâmbio com Israel. Em sua programação de intercâmbio cultural, a instituição considera que um dos modos de promover a integração dos jovens com a sociedade é o incentivo ao desenvolvimento do talento artístico.

ajardim@al.sp.gov.br

Premiações

1º Prêmio " Júri Oficial

MÁRCIA SUEMI FUJII

15 anos

E. E. LINO VIEIRA RUIVO

IBIÚNA " SP

2º Prêmio " Júri Oficial

ROGÉRIO DUARTE PEREIRA

17 anos

E. E. PROFª. ODAIR DE OLIVEIRA SEGA MARCHI

SANTA BÁRBARA D"OESTE " SP

3º Prêmio " Júri Oficial

FERNANDO YUICHI FUKUDA

15 anos

E. E. PROFª. MARIA IGNÊS ARAÚJO

PAULA SANTOS

PIEDADE " SP

Júri Aberto

RHYAN PATRIC FLAUSINO

16 anos

E. E. JUVENTINO NOGUEIRA RAMOS

GUARAÇAÍ " SP

Menção Honrosa

ALESSANDRA NAKAYAMA

14 anos

E. E. PROFª. MARIA PAULA RAMALHO PAES

PIEDADE " SP

Menção Honrosa

DIEGO BORGES CARDOSO SILVA

16 anos

E. E. PROF. PAULO DE BARROS FERRAZ

PIRASSUNUNGA " SP

Menção Honrosa

DANIEL LUCAS FRANCATO

18 anos

E. E. PROFª. THEREZINHA APARECIDA VILLANE DE CAMARGO

MOGI GUAÇU " SP

Menção Honrosa

MIRIAM YOSHIE KAWAGUISHI

16 anos

E. E. PROF. CARLOS AUGUSTO DE CAMARGO

VOTORANTIM " SP

Menção Honrosa

BRUNO ALVES PINHEIRO FONSECA

18 anos

E. E. PROFª. JUDITH SANT"ANA DIEGUES

ILHA COMPRIDA " SP

Menção Honrosa

IVAN DONIZETE ALEXANDRE

16 anos

E. E. BAPTISTA DOLCI

DOLCINÓPOLIS " SP

Prêmio Estímulo

LÚCIA SOUZA DA SILVA

52 anos

E. E. DEP. ANTÔNIO MOREIRA COELHO

SÃO VICENTE " SP

Hors Concurs

KELLY MEIRIELLI CASTRO CALISTRO

11 anos

E. E. CORONEL MARCOS RIBEIRO

FARTURA " SP

alesp